UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA PRESENTE NOS ARTIGOS DO SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA DE 2003 E 2013

Autores

  • Fernanda Silva Clemente fer.sclemente@gmail.com
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
  • Carla Juscélia de Oliveira Souza carlaju@ufsj.edu.br
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

Palavras-chave:

Tecnologia, Ensino, Geografia Física.

Resumo

O estudo, que teve como tema motivacional o uso da tecnologia no ensino, analisou 78 artigos provenientes dos eixos específicos sobre ensino de Geografia Física do X e XV Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. O objetivo principal foi verificar quais os recursos tecnológicos mais abordados nos trabalhos e seus empregos na didática. Os artigos foram analisados e classificados em grupos de acordo com o tipo e o uso da tecnologia: Internet, Programas Diversos, Sensoriamento Remoto e Outros. Em 2013 o uso das tecnologias superou o ano 2003, passando de 17,6% para 31,8%. O recurso Google Maps e do Google Earth - Sensoriamento Remoto - foi amplamente utilizado em 2013. Os Relatos de Experiência somaram 67%, os Metodológicos 27% e 6% os Teóricos, em 2013. Os resultados apontaram: a crescente utilização dos recursos tecnológicos no ensino de Geografia Física; o destaque para conteúdos de Climatologia e análise ambiental entre os relatos de experiências e o predomínio de trabalhos oriundos das regiões Sul e Sudeste nos dois eventos.

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Publicado

2015-07-08

Como Citar

Clemente, F. S., & Souza, C. J. de O. (2015). UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA PRESENTE NOS ARTIGOS DO SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA DE 2003 E 2013. Revista Geoaraguaia, 5(1). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/4915

Edição

Seção

Artigos