UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA PRESENTE NOS ARTIGOS DO SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA DE 2003 E 2013
Palavras-chave:
Tecnologia, Ensino, Geografia Física.Resumo
O estudo, que teve como tema motivacional o uso da tecnologia no ensino, analisou 78 artigos provenientes dos eixos específicos sobre ensino de Geografia Física do X e XV Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. O objetivo principal foi verificar quais os recursos tecnológicos mais abordados nos trabalhos e seus empregos na didática. Os artigos foram analisados e classificados em grupos de acordo com o tipo e o uso da tecnologia: Internet, Programas Diversos, Sensoriamento Remoto e Outros. Em 2013 o uso das tecnologias superou o ano 2003, passando de 17,6% para 31,8%. O recurso Google Maps e do Google Earth - Sensoriamento Remoto - foi amplamente utilizado em 2013. Os Relatos de Experiência somaram 67%, os Metodológicos 27% e 6% os Teóricos, em 2013. Os resultados apontaram: a crescente utilização dos recursos tecnológicos no ensino de Geografia Física; o destaque para conteúdos de Climatologia e análise ambiental entre os relatos de experiências e o predomínio de trabalhos oriundos das regiões Sul e Sudeste nos dois eventos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Geoaraguaia poderá solicitar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua. Se necessário, alguns ajustes normativos podem ser feitos pela revista, porém respeitando o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.