GRANDES EMPREENDIMENTOS HIDRELÉTRICOS E EFEITOS SOCIOESPACIAIS: A USINA HIDRELÉTRICA DE MIRANDA, NO MUNICÍPIO DE INDIANÓPOLIS –MG
Palavras-chave:
Deslocamento compulsório, Grandes Empreendimentos, Usina Hidrelétrica de Miranda.Resumo
A crescente demanda na construção de grandes projetos hidrelétricos tornou o tema assunto privilegiado em discursos políticos e econômicos, nos meios de comunicação de massa e nos centros de pesquisa e tecnologia. Nesse sentido, pesquisas que buscam compreender as relações que se estabelecem nessas grandes construções têm se multiplicado, e cada vez mais, evidenciado os efeitos sobre as comunidades deslocadas e as novas formas de uso do espaço que surgem com a construção do empreendimento. Esse artigo tem o objetivo de discutiros efeitos causados pela construção de grandes empreendimentos hidrelétricos sobre o território, buscando compreender, as transformações sócio-espaciais causadas pela UHE de Miranda sobre os municípios que compõem sua área de influência. Dessa forma, buscou-seanalisar a questão sobre o ponto de vista da população atingida pelo processo.Para tanto, aborda as noções de Territorialização – Desterritorialização – Reterritorialização, buscando compreender as novas territorialidades com a construção do empreendimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Geoaraguaia poderá solicitar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua. Se necessário, alguns ajustes normativos podem ser feitos pela revista, porém respeitando o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.