CIRCULACIÓN Y DIVISIÓN TERRITORIAL DEL TRABAJO: LA HIDROVÍA PARANÁ-PARAGUAY, EL AVANCE DE LA SOJA Y EL AGRAVAMIENTO DE LA CRISIS SOCIO-AMBIENTAL EN LA ARGENTINA (1996-2014)

Autores

  • Sebastián Gómez Lende gomezlende@yahoo.com.ar
    Investigador Asistente del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET). CIG, IGEHCS (CONICET/UNCPBA).

Palavras-chave:

redes, modelo extrativista, soja e crise socioambiental, Hidrovia Paraná-Paraguay, Argentina

Resumo

Entender a atuação do território exige perceber o movimento. As redes do transporte desempenham um papel fundamental: permitir a difusão dos usos modernos do território, atuando como vetores para a valorização das zonas de produção preexistentes e a criação de novos. Isto permite formas de acumulação por desapropriação que inserir nessas áreas no mercado mundial à custa do património ambiental e as comunidades locais. Este trabalho tem dois objectivos complementares: estudar o papel da Hidrovia Paraná-Paraguai na consolidação do modelo extrativista na Argentina durante o período 1996-2014, de acordo com a sua influência sobre o avanço da fronteira agrícola, a expansão da soja GM e aprofundamento da crise socioambiental associada a estes fenómenos; e mostrar que a hidrovia vem para cumprir, hoje em dia, uma função análoga à que historicamente foi desenvolvida pela estrada de ferro durante o modelo agroexportador.

Publicado

2015-07-07

Como Citar

Gómez Lende, S. (2015). CIRCULACIÓN Y DIVISIÓN TERRITORIAL DEL TRABAJO: LA HIDROVÍA PARANÁ-PARAGUAY, EL AVANCE DE LA SOJA Y EL AGRAVAMIENTO DE LA CRISIS SOCIO-AMBIENTAL EN LA ARGENTINA (1996-2014). Revista Geoaraguaia, 5(1). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/4906

Edição

Seção

Artigos