ANÁLISE COMPARATIVA DO CONTEÚDO DE SOLOS A PARTIR DOS LIVROS DIDÁTICOS ADOTADOS EM ESCOLAS PÚBLICAS NO SEMI ÁRIDO BAIANO

Autores

  • Bismarque Lopes Pinto Mestrando em Geografia pela Universidade Federal do Sergipe (UFS), Especialista em Desenvolvimento Sustentável no Semiárido (IF-BAIANO).
  • Simone Santos de Oliveira Doutoranda em Educação e Contemporaneidade (UNEB-Campus I), Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB-Campus XI)
  • Gabriela dos Santos Plácido Silveira Licencianda em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Palavras-chave:

Solos, Semiárido, Livro Didático.

Resumo

Este trabalho intenciona apresentar uma análise comparativa acerca da temática solos com a utilização de dois livros didático de dois PNLD diferentes, a qual estão sendo utilizados em turmas do primeiro ano do ensino médio em duas escolas públicas localizadas nos municípios de Tucano/BA e Vitória da Conquista/BA, de modo a compreender o processo de evolução da temática no material didático em questão. Do ponto de vista teórico-metodológico, esta pesquisa contou com revisão de literatura acerca das temáticas do ensino de Geografia, uso do livro didático enquanto recurso e solos no ensino de Geografia. Foram feitas coletas de exemplares de livros didáticos de Geografia utilizados no primeiro ano do ensino médio em duas escolas públicas e realizada aanálise da abordagemtemática referente a solos nos livros adotados. Fica evidenciado que as generalizações do processo de pedogênese expostas nos livros didáticos analisados devem ser repensadas pelo professor em suas ações didático-pedagógicas, já que no ambiente de semiaridez os processos são diferenciados quanto à pedogênese de ambientes úmidos, podendo o docente articular melhor esta temática com as experiências vivenciadas pelos alunos nos municípios estudados.

 

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Publicado

2016-12-19

Edição

Seção

Artigos