LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS E TABELAS SOBRE A LUZ DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO DO BRASIL E DO MUNDO NAS TURMAS DO 2“G” E 3º “E” DO COLEGIO ESTADUAL HUGO LOBO

Autores

  • Cássia Betania Rodrigues dos Santos cassiageoterra@hotmail.com
    Universidade Nacional de Brasilia

Palavras-chave:

Palavras – chave, Estágio, Geografia, demografia, pirâmides, tabelas.

Resumo

Neste trabalho apresenta-se a pesquisa-ação ligada ao estágio, que foi realizada no Colégio Estadual Hugo Lobo nas series 2º “G” e 3º “E” do Ensino Médio. O objetivo foi proporcionar aos alunos de ambas as turmas uma mitigação das dificuldades em relação a leitura e interpretação de gráficos e tabelas sobre a luz do crescimento demográfico do Brasil e do mundo. Para a execução da pesquisa-ação foram necessárias aulas expositivas e/ou dialogadas que visou destacar a demografia, respectivamente local a partir de gráficos em pirâmides e ainda o uso de tabelas. Também, ocorreu uma atividade dinâmica, executada com a formação de um único grupo em cada turma, o 2º “G” e o 3 “E”, em que toda a sala ajudou a construir uma pirâmide de tamanho grande com os dados recolhidos na turma que também participou desse novo projeto de estágio. Após a coleta e análise dos dados obtidos, os alunos das duas turmas tiveram uma aula toda para construir uma pirâmide etária em tamanho grande, com os dados que haviam recolhidos. Após o término de todas as atividades do projeto, conclui-se que a mitigação das dificuldades, mediante os resultados, foram alcançadas somente na turma do 2º “G”, enquanto que na turma do 3º “E” não houve essa mesma mitigação. Portanto boa parte dos alunos dessa última turma ainda apresentam dificuldades. 

Downloads

Publicado

2016-03-29

Como Citar

Rodrigues dos Santos, C. B. (2016). LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS E TABELAS SOBRE A LUZ DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO DO BRASIL E DO MUNDO NAS TURMAS DO 2“G” E 3º “E” DO COLEGIO ESTADUAL HUGO LOBO. Revista Geoaraguaia, 5(2). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/4895

Edição

Seção

Artigos