ANÁLISE DA TEMPERATURA DO AR, PRECIPITAÇÃO, EVAPOTRANSPIRAÇÃO, DÉFICIT E EXCEDENTE HÍDRICO EM VITÓRIA DA CONQUISTA–BA, DE 1961 A 1990
Palavras-chave:
Dinâmica atmosférica, Variabilidade do Clima, Estações do anoResumo
O estudo do tempo e do clima é de grande importância para qualquer localidade, dessa forma, tornam-se significativas as análises de climas regionais, podendo, assim, obter maior clareza da scondições do clima local. Este artigo tem como objetivo elucidar a variabilidade dos elementos climáticos em Vitória da Conquista-BA, tendo como base a temperatura do ar, precipitação, evapotranspiração, déficit e excedente hídrico. Para tal, utilizou-se dados meteorológicos referentes aos anos de 1961 a 1990,coletados no INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Os dados foram tabulados e organizados para análise com uso de um programa de estatística. A relevância do trabalho esta em disponibilizar um conjunto de análise que pode ser utilizado para fins agrícola e planejamento agropecuário. Constatou-se que o município possui temperaturas do ar amenas e que variam entre 17,8ºC e 21,8ºC, ainda que no inverno a temperatura do ar diminui de forma significativa, tem-se também uma redução da evapotranspiração e menor índice pluviométrico. Os meses equivalentes ao inverno são os que despontam maior deficiência hídrica, todavia, na primavera e verão essa situação muda positivamente, novembro, dezembro e janeiro são os meses com maiores índices positivos para a pluviometria, precipitação e consequentemente maior índice hídrico.Com as análises dos dados meteorológicos comprova-se que Vitória da Conquista-BA apresenta uma variabilidade significativa nas condições climáticas, em alguns períodos dos anos estudados, sobretudo no inverno.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Geoaraguaia poderá solicitar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua. Se necessário, alguns ajustes normativos podem ser feitos pela revista, porém respeitando o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.