ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDO DE CASO SOBRE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A CORRIDA DE ORIENTAÇÃO

Autores

  • Daniel de Araujo Silva loboda@pontal.ufu.br
    Universidade Federal de Uberlândia (UFU) do campus da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP)
  • Carlos Roberto Loboda loboda@pontal.ufu.br
    Universidade Federal de Uberlândia (UFU) do campus da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP)

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, corrida de orientação, Ituiutaba-MG.

Resumo

Atualmente no ensino escolar, sobretudo no de Geografia, é eminente a necessidade da
utilização das mais variadas técnicas e instrumentos que possibilitem aos professores tornar o
ensino mais interessante para os alunos. Assim, nossa reflexão, está pautada na experiência
prática, que teve como objetivo inserir no cotidiano escolar a prática da Corrida de
Orientação. Proporcionando aos alunos um contato com uma prática esportiva que utiliza
instrumentos cartográficos, facilitando a relação direta com determinados conteúdos do ensino
de Geografia. A reflexão aqui apresentada justifica-se pela busca cotidiana dos professores em
dar subsídios ao ensino de Geografia, principalmente à cartografia. Do ponto de vista
metodológico a proposta contemplou duas partes distintas, mas que se complementam, sendo:
Teóricas (Palestras e Instrumentalização) e Prática (A corrida). Dessa forma, foi possível a
inserção de determinados conteúdos como: pontos cardeais, por meio da utilização da bússola;
localização espacial; coordenadas geográficas, dentre outros; uma prática esportiva que
possibilita a relação da atividade física com o ensino de Geografia.

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Publicado

2014-12-17

Como Citar

Silva, D. de A., & Loboda, C. R. (2014). ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDO DE CASO SOBRE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A CORRIDA DE ORIENTAÇÃO. Revista Geoaraguaia, 4(2). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/4892

Edição

Seção

Artigos