CIDADES SOB CLICHÊ IMAGÉTICO IMAGINAÇÃO ESPACIAL E EXPERIMENTAÇÕES EM POESIAS VISUAIS
Palavras-chave:
Clichê imagético, Geografia, PoéticasResumo
Esse trabalho procurou caracterizar o clichê imagético, articulando-o a imagem da cidade do Rio de Janeiro provinda de pesquisas iconográfica realizada no Google Imagens, dando-se, a partir desse contexto, a do rasura clichê imagético por poesia visual. A pesquisa iconográfica específica para a palavra “Rio de Janeiro” direcionou o estudo viabilizando a constatação do clichê imagético. Este foi contrastado com a imagem desta cidade caracterizada pela imagem “Panfleto: Supermercado Pão de Açúcar”. Assim, o formato padrão e estático da propagação das imagens foi o universo sobre o qual orbitou este estudo. Uma vez realizadas as observações sobre esta temática, passou-se à discussão poética referente às imagens captadas, e a partir de então foi feito um diálogo com artistas e poetas ao ponto de se delimitar uma justificativa para que a poesia visual fosse elaborada rumando para outra grafia de mundo, passando, assim, a enfatizar novas possibilidades, imaginações e experiências, para essas imagens identificadas como clichês. Para tanto, foram adotados os autores Deleuze e Guatarri, articulando seus diálogos com McLuhan e Watson, adentrando-se à dimensão do clichê e aparando-se na iconografia Google e na sua configuração repetida que então passa a evidenciar as características para uma geografia oposta as considerações elaboradas por Doreen Massey, para a imaginação espacial em seu processo fluídico, e não engessado.
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