O PLANO URBANÍSTICO DA CIDADE DE BOA VISTA, RR, APLICADO À DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Roseane Pereira Morais moraisroseane@ymail.com
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
  • AntonioTolrino de Rezende Veras tolrino@usp.br
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

Palavras-chave:

Plano Urbanístico, Geografia Escolar, Ensino Médio, Paisagem Cultural.

Resumo

Este artigo apresenta o plano urbanístico da cidade de Boa Vista-RR, como conteúdo escolar
de Geografia no Ensino Médio, através da percepção das mudanças ocorridas em seu plano
urbanístico em períodos distintos da história. Essa discussão parte do princípio de que a
cidade é mais que um espaço urbano, com elementos específicos, é um lugar de
aprendizagens significativas. A metodologia utilizada foi a aplicação de questionário na
Escola Estadual Camilo Dias, um seminário explicativo e uma avaliação final. Os resultados
mostraram que o conteúdo de geografia urbana é uma temática que ainda está distante do
contexto escolar local, principalmente no que se refere ao conhecimento histórico e social do
próprio lugar, onde cotidianamente vivem os alunos, ou seja, a cidade de Boa Vista. Portanto,
é preciso que o professor de Geografia escolar de nível médio, comece a introduzir temas
relacionados a este assunto dentro do ambiente escolar, através da prática de construção e
reconstrução de conhecimentos, habilidades e valores que ampliam a capacidade dos alunos
de compreender o mundo em que vivem e atuam a partir da paisagem cultural que os cercam.

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Publicado

2014-12-17

Como Citar

Morais, R. P., & Veras, A. de R. (2014). O PLANO URBANÍSTICO DA CIDADE DE BOA VISTA, RR, APLICADO À DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO. Revista Geoaraguaia, 4(2). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/4882

Edição

Seção

Artigos