COMÉRCIO E DINÂMICA URBANA: AS GALERIAS DE COMÉRCIO POPULAR PRESENTES NA AVENIDA JOÃO PESSOA, CENTRO DE UBERLÂNDIA – MG

Autores

  • João Paulo Gomes da Silva jpgomesgeo@gmail.com
    Universidade Federal de Uberlândia
  • Geisa Daise Gumiero Cleps gdgumiero@ig.ufu.br
    Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Comércio, Comércio popular, Galerias comerciais, Espaço urbano, Uberlândia

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir a reestruturação espacial ocorrida no entorno do Terminal Central do transporte coletivo em Uberlândia e, em específico, na Avenida João Pessoa que, nos últimos anos, tem se tornado o local preferencial para o desenvolvimento do comércio popular, caracterizado neste local pela instalação de diversas galerias de comércio popular formadas por pequenas lojas, dos mais distintos segmentos e com diferentes graus de formalidade. Inicialmente, optou-se por realizar uma breve discussão teórica acerca do papel das atividades comerciais na estruturação do espaço urbano nas cidades. Segue-se com uma abordagem histórica do desenvolvimento urbano e econômico de Uberlândia, no qual as atividades terciárias sempre tiveram um papel preponderante. A seguir, apresentam-se as principais características do centro tradicional da cidade e do comércio popular e/ou informal presente nos arredores do Terminal Central de transporte coletivo da cidade.

Biografia do Autor

João Paulo Gomes da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (licenciatura e bacharelado) e atualmente é aluno do Programa de Pós Graduação em Geografia da mesma instituição.

Geisa Daise Gumiero Cleps, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Doutora. Docente do Programa de Pós Graduação em Geografia - IG/UFU

Downloads

Publicado

2014-06-18

Como Citar

Gomes da Silva, J. P., & Cleps, G. D. G. (2014). COMÉRCIO E DINÂMICA URBANA: AS GALERIAS DE COMÉRCIO POPULAR PRESENTES NA AVENIDA JOÃO PESSOA, CENTRO DE UBERLÂNDIA – MG. Revista Geoaraguaia, 4(1). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/4873

Edição

Seção

Artigos