COMÉRCIO E DINÂMICA URBANA: AS GALERIAS DE COMÉRCIO POPULAR PRESENTES NA AVENIDA JOÃO PESSOA, CENTRO DE UBERLÂNDIA – MG

Autores

  • João Paulo Gomes da Silva jpgomesgeo@gmail.com
    Universidade Federal de Uberlândia
  • Geisa Daise Gumiero Cleps gdgumiero@ig.ufu.br
    Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Comércio, Comércio popular, Galerias comerciais, Espaço urbano, Uberlândia

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir a reestruturação espacial ocorrida no entorno do Terminal Central do transporte coletivo em Uberlândia e, em específico, na Avenida João Pessoa que, nos últimos anos, tem se tornado o local preferencial para o desenvolvimento do comércio popular, caracterizado neste local pela instalação de diversas galerias de comércio popular formadas por pequenas lojas, dos mais distintos segmentos e com diferentes graus de formalidade. Inicialmente, optou-se por realizar uma breve discussão teórica acerca do papel das atividades comerciais na estruturação do espaço urbano nas cidades. Segue-se com uma abordagem histórica do desenvolvimento urbano e econômico de Uberlândia, no qual as atividades terciárias sempre tiveram um papel preponderante. A seguir, apresentam-se as principais características do centro tradicional da cidade e do comércio popular e/ou informal presente nos arredores do Terminal Central de transporte coletivo da cidade.

Biografia do Autor

  • João Paulo Gomes da Silva, Universidade Federal de Uberlândia
    Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (licenciatura e bacharelado) e atualmente é aluno do Programa de Pós Graduação em Geografia da mesma instituição.
  • Geisa Daise Gumiero Cleps, Universidade Federal de Uberlândia
    Professora Doutora. Docente do Programa de Pós Graduação em Geografia - IG/UFU

Downloads

Publicado

2014-06-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

COMÉRCIO E DINÂMICA URBANA: AS GALERIAS DE COMÉRCIO POPULAR PRESENTES NA AVENIDA JOÃO PESSOA, CENTRO DE UBERLÂNDIA – MG. (2014). Revista Geoaraguaia, 4(1). https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/4873