REVITALIZAÇÕES URBANAS EM ESPAÇOS PÚBLICOS: TEMPOS E FUNÇÕES DISTINTAS NO PORTO VELHO CIDADE DA CIDADE DO RIO GRANDE/RS.

Autores

  • Perla D. Couto perlacouto@gmail.com
    Mestranda no programa de Pós - graduação de Geografia
  • S. F. Martins nau@furg.br
    Coordenador do Programa de Pós - graduação de Geografia.

Palavras-chave:

Cidades, Revitalização Urbana, Friches Urbanas.

Resumo

Processos de “revitalização urbana” são frequentes em diversas cidades do mundo devido a espaços não utilizados herdados de diferentes tempos com diferentes atribuições de usos. Dessa forma estudos e políticas públicas voltadas ao tema se fazem significativas e imprescindíveis na contemporaneidade. Devido ao fato de, a maioria das cidades possuírem áreas ociosas e em muitos casos degradadas (vazios urbanos) justifica a necessidade de projetos voltados à revitalização. No entanto são diversos os casos de revitalização em solo urbano. Dentre os casos de revitalização, o presente trabalho se detém sobre uma área portuária, o Porto velho da cidade do Rio Grande/RS. O Porto se localiza junto ao centro histórico da cidade e é dotado de belezas naturais atribuídas aos corpos hídricos que o circundam. O antigo Porto detém uma infraestrutura que perpassa por praticamente dois séculos desde a fundação da cidade, assim como representa o berço da estrutura urbana encontrada nos dias atuais. Nesse ponto de vista podemos dizer que foi a partir do Porto Velho que a cidade se desenvolveu tanto em estrutura física quanto econômica, política e cultural.

Downloads

Publicado

2014-06-18

Como Citar

Couto, P. D., & Martins, S. F. (2014). REVITALIZAÇÕES URBANAS EM ESPAÇOS PÚBLICOS: TEMPOS E FUNÇÕES DISTINTAS NO PORTO VELHO CIDADE DA CIDADE DO RIO GRANDE/RS. Revista Geoaraguaia, 4(1). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/4870

Edição

Seção

Artigos