MODO DE VIDA URBANO E POLUIÇÃO SONORA EM VIÇOSA- MG
Palavras-chave:
Poluição Sonora, modo de vida urbano, Cidade de Viçosa.Resumo
As mudanças de hábitos impostas pela vida moderna nos expõem, constantemente, a diversos tipos de poluição, sendo a sonora uma delas. Seja nos grandes centros urbanos, nas cidades médias ou pequenas, o homem segue em seu dia-a-dia fazendo consumo de produtos, tempo e espaço. Deriva destes diversos tipos de consumo as mais variadas formas de poluição. Temos como objetivo destacar os locais de maior poluição sonora em Viçosa e verificar os danos provocados pela saúde. Como metodologia, a fim de comprovar como as atividades cotidianas desenvolvidas no meio urbano nos expõe a níveis de ruídos que, a longo prazo, podem ser prejudiciais saúde, quantificamos, por meio de um decibelímetro digital, modelo SL-4001, os níveis sonoros emitidos em alguns lugares da cidade de Viçosa- MG que diariamente são freqüentados por um grande número de pessoas. O trajeto elaborado pela autora levou em consideração momentos de trabalho, de estudo, de compras e lazer, em horários que, rotineiramente, tais atividades são desenvolvidas por um grande número de pessoas e, por isso, estão presentes na vida cotidiana de grande parte dos moradores da cidade.
A análise dos dados coletados nos diferentes lugares da cidade de Viçosa nos permite concluir que um grande número de pessoas está exposto a níveis de ruídos acima da média tolerada suportada pelo ser humano, segundo parâmetros da Organização Mundial de Saúde- OMS. Neste caso, infere-se que a poluição sonora pode ser considerada um importante fator de degradação da qualidade de vida urbana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Geoaraguaia poderá solicitar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua. Se necessário, alguns ajustes normativos podem ser feitos pela revista, porém respeitando o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.