CARACTERIZAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO AÇAIZAL EM SENADOR LA ROCQUE - MA

Autores

  • Rodrigo Lima Santos rlimasantos3@gmail.com
    Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Rômulo Lima Santos rml-@live.com
    Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Ronaldo dos Santos Barbosa mestrando2005@hotmail.com
    Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Resumo

A bacia hidrográfica do Riacho Açaizal está localizada no sudoeste maranhense, na microrregião de Imperatriz, banhando os municípios de Senador La Rocque (37% da área) e Buritirana (63% da área da bacia). Com área total de 179,5 km² e entre as coordenadas S 244000 e S 268000 de latitude Sul e W 9387000 e W 9402000 de longitude Oeste a bacia é cortada pela MA 122. Possui 3 (três) principais riachos demoninados: Riacho Açaizal (25,2 km), Riacho Tabuleirão (7,1 km) e Riacho Prainha (20,07 km de extensão), na área abrangida pela bacia, encontra-se graves problemas ambientais gerados pelas práticas da população residente e a forte presença da atividade pecuária em detrimento da agricultura. É viável que se caracterize a área de estudo, para pensar de maneira sistêmica o planejamento ambiental que demonstre ser eficaz. Busca-se, fazer a caracterização geral da bacia em seus vários aspectos, incluindo a geração de mapas temáticos e a realização de trabalhos de campo. Para a caracterização da área de estudo, foram utilizados dados matriciais e vetoriais disponibilizados na internet, em seguida processados em ambiente SIG “ArcMap 10.1”, “Spring 5.2.1” e “ENVI 5.0”.

Biografia do Autor

Rodrigo Lima Santos, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Graduando no Curso de Geografia, Bolsista de Iniciação Científica e Membro do Laboratório de Cartografia e Ensino - LabCartE. Relizou estágio na Universidade Federal de Goiás - UFG, no Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento - LAPIG.

Rômulo Lima Santos, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Graduando no Curso de Geografia e Membro do Laboratório de Cartografia e Ensino - LabCartE.

Ronaldo dos Santos Barbosa, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Possui graduação em Geografia (Licenciatura Plena) e Especialização em Planejamento Ambiental pela Universidade Estadual do Maranhão (2003), mestrado em Geografia pelo Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás. Professor Assistente I Dedicação Exclusiva do Departamento de História e Geografia do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz da Universidade Estadual do Maranhão. Coordenador do LabCartE (Laboratório de Cartografia e Ensino).

Downloads

Publicado

2013-12-11

Como Citar

Santos, R. L., Santos, R. L., & Barbosa, R. dos S. (2013). CARACTERIZAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO AÇAIZAL EM SENADOR LA ROCQUE - MA. Revista Geoaraguaia, 3(2). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/4859

Edição

Seção

Artigos