O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA EM SALA DE AULA A PARTIR DE UMA VISÃO CRÍTICA

Autores

  • Djeovani Roos djeovani_roos@yahoo.com.br
    UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Questões geográficas, ensino e aprendizagem, estágio supervisionado, práticas docentes.

Resumo

O artigo tem por objetivo discutir as realidades atuais da ciência geográfica no processo de ensino e aprendizagem, correlacionando com as dificuldades e as facilidades encontradas na aplicação dos aspectos pertencentes a essa ciência, ou seja, os pontos positivos para a construção de conhecimento dos alunos em sala de aula. Ressaltando aos olhos da sociedade o valor da Geografia no processo de ensino e aprendizagem. Compreendendo, nesse quesito, a função da Geografia na atribuição do aprendizado nas salas de aula, estimulando o intelectual e o interesse dos alunos, chamando a atenção para o que está sendo posto em prática. Desenvolvendo, dessa maneira, um ensino de maior qualidade e construindo saberes e conhecimento juntamente com os alunos. É nessas perspectivas que se esboça o papel da Geografia na esfera do ensinamento e da aprendizagem em sala de aula. Destacando o papel fundamental da ciência geográfica nas escolas, tomando em consideração a experiência concebida por meio da realização e aplicação do estágio em sala de aula e relevando os inúmeros fatos ocorridos nessa prática. Nesse intuito, verifica-se neste trabalho, o papel da Geografia enquanto disciplina escolar e a atuação do profissional de Geografia nesse meio.

Biografia do Autor

Djeovani Roos, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado em Geografia (Licenciatura).

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Publicado

2013-12-11

Como Citar

Roos, D. (2013). O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA EM SALA DE AULA A PARTIR DE UMA VISÃO CRÍTICA. Revista Geoaraguaia, 3(2). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/4856

Edição

Seção

Artigos