EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: UMA LEITURA ANCORADA EM ENRIQUE DUSSEL E PAULO FREIRE

Autores

  • César Augusto Soares da Costa csc193@hotmail.com
    Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Carlos Frederico Bernardo Loureiro csc193@hotmail.com
    Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

pedagogia do oprimido – ética da libertação – educação ambiental crítica.

Resumo

No presente trabalho recuperamos alguns dos conceitos fundamentais das obras de Enrique Dussel e Paulo Freire, em suas interfaces e complementaridades, visando a contribuir com formulações teóricas oriundas do pensamento latino americano para a educação ambiental crítica. Os dois autores foram escolhidos por serem indiscutíveis referências do campo crítico e libertador, com larga influência não somente na educação, mas também nos movimentos sociais, na teologia da libertação e no pensamento filosófico e sociológico da América Latina. Não são autores ambientalistas estritamente, mas suas visões de mundo e busca da emancipação humana e transformação social, auxiliam na práxis crítica educativa e na construção de novas formas de nos relacionarmos com/na natureza.

Downloads

Publicado

2013-12-11

Como Citar

da Costa, C. A. S., & Loureiro, C. F. B. (2013). EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: UMA LEITURA ANCORADA EM ENRIQUE DUSSEL E PAULO FREIRE. Revista Geoaraguaia, 3(2). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/4854

Edição

Seção

Artigos