O USO DA MAQUETE E DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Maquete, Histórias em Quadrinhos, Ensino, GeografiaResumo
O uso de diferentes ti pos de linguagens no estudo de Geografia articula-se com novas propostas de ensino, que por sua vez, se fazem presentes no processo de renovação da Geografia enquanto ciência, onde várias outras temáticas vão tomar espaço no palco das discussões, gerando, consequentemente a necessidade de se trabalhar com metodologias de ensino que acompanhem o desenvolvimento da ciência geográfica. Neste trabalho, destaca-se a viabilidade das Histórias em Quadrinhos(HQ’s) e da maquete como recursos de ensino que tornam a prática pedagógica mais didática e significativa de maneira a possibilitar ao educando uma melhor sistematização do conhecimento. Para tanto, utilizamos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), livros didáticos e textos científicos que fundamentaram a utilização de recursos didáticos na sala de aula, assim como a abordagem do conteúdo de forma multidisciplinar a partir dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas do curso de Geografia. Diante do que foi exposto, conclui-se que a escolha e utilização do recurso didático pelo docente é uma etapa fundamental no processo de ensino-aprendizagem, sendo necessário que haja a contextualização e problematização, desconstrução e reconstrução de conhecimentos, propondo a aproximação das informações com a realidade do educando, de maneira que o ensino de geografia torne-se algo realmente significativo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Geoaraguaia poderá solicitar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua. Se necessário, alguns ajustes normativos podem ser feitos pela revista, porém respeitando o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.