LEVANTAMENTO FITOSSOCIOLÓGICO DE MATA DE GALERIA E CERRADÃO NO MUNICÍPIO DE POCONÉ, MATO GROSSO, BRASIL

Autores

  • Mariana Soares Moretti marianamqs@hotmail.com
    UFMT
  • Edilene Silva Ribeiro eng.edilene@gmail.com
    Universidade de Brasília - UNB
  • Renata Sales de Oliveira Cabral renatakbral@gmail.com
    UFMT
  • Liliane Silva de Barros agrlilianebarros@yahoo.com.br
    UFMT
  • Gisela Silva Soares igeagroufmt@gmail.com
    UFMT

Palavras-chave:

Diversidade, Fitossociologia, Pantanal

Resumo

Estudos que abordam o aspecto fisionômico, principalmente do cerradão em Mato Grosso são escassos, necessitando da realização de trabalhos que avaliem esse aspecto. O objetivo foi caracterizar e comparar a flora lenhosa do pantanal, município de Poconé - MT, em áreas localizadas na Mata de Galeria e no Cerradão. Utilizaram-se dezesseis parcelas contiguas (10 m x 5 m), sendo oito localizadas na Mata de Galeria e oito no Cerradão. Todos os indivíduos com perímetro ≥ 10 cm, obtidos a 1,30 m de altura em relação ao nível do solo foram medidos e identificados. Foram analisados os parâmetros fitossociológicos: densidade, freqüência, dominância, diversidade e índice de valor de importância (IVI). As fitofisionomias foram distintas quanto à florística, estrutura e fitossociologia. A altura (5,76 m), diâmetro (9,65 m) e diversidade de Shannon (2,13) foram superiores na Mata de Galeria, sendo que as espécies mais importantes foram Ocotea suaveolens, Trichilia stellato-tomentosa e Cassia grandis, somando 62,11% do IVI total, enquanto que no Cerradão destacaram-se Curatella americana, Callisthene fasciculata e Tabebuia aurea, totalizando 57,54% do IVI total. As áreas diferiram quanto as espécies, sendo quatro em comum.

Biografia do Autor

Mariana Soares Moretti, UFMT

Engenheira Florestal - UNEMATMestre em Ciências Florestais e Ambientais - UFMT 

Edilene Silva Ribeiro, Universidade de Brasília - UNB

Engenheira Florestal- UFMTMestre em Ciências Florestais e Ambientais - UFMT (Análise e gestão ambiental)Doutoranda em Ciências Florestais - UNB(Tecnologia e utilização de produtos florestais)

Renata Sales de Oliveira Cabral, UFMT

Engenheira Florestal - UFMTMestranda do Programa de Pós Graduação em Agricultura Tropical - UFMT

Liliane Silva de Barros, UFMT

AgronomiaDoutoranda do programa de pós-graduação em Agricultura Tropical - UFMT

Gisela Silva Soares, UFMT

Graduação em Agronomia - UFMT

Downloads

Publicado

2013-09-18

Como Citar

Moretti, M. S., Ribeiro, E. S., Cabral, R. S. de O., Barros, L. S. de, & Soares, G. S. (2013). LEVANTAMENTO FITOSSOCIOLÓGICO DE MATA DE GALERIA E CERRADÃO NO MUNICÍPIO DE POCONÉ, MATO GROSSO, BRASIL. Revista Geoaraguaia. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/4847

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)