DE BELÉM À ENCRUZILHADA O BAIRRO RECIFENSE E SUA IDENTIDADE NO CORAÇÃO DO LUGAR

Autores

  • Bruno Maia Halley bhalleype@hotmail.com
    Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Encruzilhada, Coração de Bairro, Identidade e Lugar

Resumo

A análise da cidade constitui-se sempre num desafio. Tornado ainda maior quando se observam, na ordem do dia, as diferentes texturas que engendram comportamentos, novos modos de vida que tendem a vilipendiar e doravante extinguir a espessura do lugar. No entanto, a despeito dessa realidade embriagada pelo novo, emerge aqui e acolá nas grandes metrópoles, aspectos comuns da vida de bairro que acabam por reforçar, em algumas dessas unidades urbanas, uma individualidade particular dentro da cidade. Assim, o presente trabalho tem por objetivo desvendar e analisar as especificidades que revelam essa identidade própria do bairro dentro do urbano, tomando como foco de análise o ‘coração’ do bairro da Encruzilhada (Zona Norte da cidade do Recife), enquanto recanto principal da identidade local. Que se caracteriza, sobretudo, pelos diferentes caminhos cruzados, e pelos profundos laços afetivos dos moradores com o lugar, construídos cotidianamente em expressivas e duradouras relações interpessoais.

Biografia do Autor

Bruno Maia Halley, Universidade Federal Fluminense

Geógrafo e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor substituto da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns, e Pesquisador Associado do Laboratório de Pesquisas Sobre Espaço e Cultura da UFPE.

Downloads

Publicado

2013-09-18

Como Citar

Halley, B. M. (2013). DE BELÉM À ENCRUZILHADA O BAIRRO RECIFENSE E SUA IDENTIDADE NO CORAÇÃO DO LUGAR. Revista Geoaraguaia. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/4843

Edição

Seção

Artigos