ANÁLISE DA DINÂMICA DE USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO BAIXO RIO DE CONTAS – BAHIA, ENTRE OS ANOS DE 1973 A 2001.
Palavras-chave:
desmatamento, planejamento ambiental, sensoriamento remotoResumo
A ocupação e instalação de atividades econômicas em uma bacia hidrográfica acarretam necessariamente na diminuição da cobertura vegetal natural. As informações referentes ao uso da terra contribuem positivamente para o planejamento ambiental e estratégias que objetivam o desenvolvimento sustentável. Na Bacia Hidrográfica do Baixo Rio de Contas, a pecuária extensiva vem contribuindo para a supressão de fragmentos florestais. Este artigo teve como objetivo realizar uma análise da dinâmica espacial de uso e ocupação da terra na referida bacia, visando à contribuição para o planejamento e gerenciamento dos recursos naturais. Para tal, realizou-se a classificação supervisionada de imagens do satélite Landsat 1 e 5 dos anos de 1973, 1987, 1996 e 2001, sendo verificada a qualidade e acurácia dos mapas através do Índice Kappa. Os resultados apontam uma predominância do uso da terra com pastagens e uma redução considerável das áreas de matas e cacau cabruca em um período de aproximadamente 30 anos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Geoaraguaia poderá solicitar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua. Se necessário, alguns ajustes normativos podem ser feitos pela revista, porém respeitando o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.