AULA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O ESPAÇO MULTIFUNCIONAL RURAL

Autores

  • Ucleber Gomes Costa uclebergomes@gmail.com
    UFGD

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Aula de Campo, Produção Alternativa, Desenvolvimento Rural Sustentável,

Resumo

O trabalho de campo é uma prática pedagógica muito antiga no ensino de Geografia e que nunca deixou de ser praticada pelos professores em nenhum dos níveis de ensino, seja no nível básico ou no superior. A aula de campo é muito importante para o aluno, pois facilita a compreensão dos processos sócios ambientais e suas alterações através da observação das paisagens. Quase sempre as práticas no meio rural são insustentáveis principalmente na produção de monoculturas, e raramente a sociedade conhece alternativas de uma produção que consiga conciliar desenvolvimento econômico e ambiental de forma a agredir menos o meio ambiente. Por isso, a conscientização é imprescindível para se pensar uma sociedade que zele pelos recursos naturais e pela biodiversidade e também que atenda as necessidades humanas principalmente, é claro, para não mascarar o desenvolvimento e a apropriação desigual. E, a Escola tem um papel relevante nesse processo de promover essa conscientização, assim, uma das disciplinas que pode ajudar nessa transformação é a Geografia, visto que estuda o espaço e suas transformações além de ter o objetivo de formar cidadãos por meio do ensino.  Este trabalho faz parte de uma aula de campo no sítio Santa Cecília na 5ª linha do Município de Glória de Dourados que produz café orgânico, foi realizado com os alunos do 1° Ano C, 3º Ano B do Ensino Médio e da 1ª e 2ª Fase da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio da Escola Estadual Jonas Belarmino da Silva do Distrito de Culturama-MS, com objetivos de promover aos alunos um conhecimento crítico e mostrar na prática a possibilidade de um desenvolvimento sustentável por ações alternativas menos agressivas ao meio rural, levar a reflexão sobre a produção do espaço nos moldes atuais e discutir os princípios do desenvolvimento sustentável, além de promover a interação entre alunos e produtor rural. 

Biografia do Autor

Ucleber Gomes Costa, UFGD

Ucleber Gomes Costa é Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - Unidade de Glória de Dourados. Desenvolveu monografia de conclusão de curso sobre o tema "As relações de produção na cadeia produtiva de mandioca: um estudo de caso da Indústria Agro Comercial Cassava S/A" em 2008. É professor de Geografia no ensino fundamental/médio na Escola Estadual Jonas Belarmino da Silva. É Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com estágio na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no 2º Semestre de 2010. Desenvolveu dissertação sobre o tema: "Industrialização e relações de trabalho nas fecularias de Mato Grosso do Sul" em 2012, com orientação da Profa. Dra. Lisandra Lamoso. É membro do Grupo de Pesquisa Sócio-ambiental de Mato Grosso do Sul. Tem publicado e participado de eventos científicos de nível internacional, nacional, regional e local. Seus temas de interesse são: Arranjos Produtivos Locais, industrialização regional, desenvolvimento regional.

Downloads

Publicado

2013-06-18

Como Citar

Costa, U. G. (2013). AULA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O ESPAÇO MULTIFUNCIONAL RURAL. Revista Geoaraguaia, 3(1). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/4832

Edição

Seção

Artigos