PARA ALÉM DA FRAGMENTAÇÃO DA GEOGRAFIA: O ENSINO DE GEOMORFOLOGIA COSTEIRA DE FORMA INTEGRADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Fragmentação das ciências. Ensino. Geomorfologia costeiraResumo
No início do século XVI começa a ocorrer a fragmentação das ciências, em que a geografia acabapor ser influenciada e passa a sofrer com a dicotomia de geografia física e humana. Entretanto,
com advento dos anos 1970 e a renovação da geografia surge fortemente a necessidade de uma
visão mais integrada de uma ciência geográfica que sustente uma visão global do homem e da
natureza. Esse movimento busca descobrir novos caminhos, novas propostas, perguntando-se
sobre o objeto, o método e o significado da geografia. Entretanto, essa discussão da dicotomia
existente na geografia deve tomar novos rumos se considerarmos que a especialização é
necessária para o desenvolvimento da ciência e para a formação profissional do geógrafo. Com
isso, novas maneiras de se ver os estudos dos fenômenos naturais devem se constituir absorvendo
as especializações e que estas sejam utilizadas integradas aos fenômenos humanos, visando uma
melhor compreensão das práticas cotidianas. Diante disso, o Estado do Rio de Janeiro sendo um
Estado litorâneo que teve sua ocupação organizada a partir de feições costeiras que continuam
por influenciar ativamente na economia e na vida das pessoas, tem-se a necessidade de se
trabalhar o conteúdo de geomorfologia costeira na educação básica, visto que este não é
mencionado nem mesmo no currículo mínimo do estado do rio de Janeiro. Para tal investigação,
foi feito levantamentos bibliográficos sobre o tema, análise do currículo mínimo da educação
básica do Estado do Rio de Janeiro, reflexões embasadas em trabalhos anteriores, pautando-se na
perspectiva do método dialético, afim de contrapor as ideias dos autores, buscando uma síntese
sobre a discussão desta temática.
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