GEOGRAFIA ESCOLAR: A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DE MEIO AMBIENTE E CIDADANIA E A CONTRIBUIÇÃO DESTES PARA A APREENSÃO E ATUAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO
Palavras-chave:
Ensino de Geografia. Cidadão. Meio Ambiente. Espaço GeográficoResumo
O componente curricular de Geografia tem sido considerado como privilegiado no tratamento do meio ambiente, contudo ocorre certa dificuldade tanto de educadores como de educandos em apreender o espaço geográfico como campo de relações entre ser humano/ser humano e deste com a natureza no processo de transformação da mesma. O meio ambiente e as questões ambientais é um tema discutido a nível mundial. Entretanto, por mais que haja discussões nesse sentido, os problemas ambientais continuam existindo e alguns se tornando mais graves e irreversíveis. Portanto, as atitudes para resolução dos problemas ambientais dependem do exercício da cidadania. A Geografia escolar, que busca formar cidadão crítico, reflexivo e participativo, pode ser uma grande aliada para auxiliar os educandos na apreensão do espaço geográfico e estes a partir disso poderão pensar soluções para os problemas existentes, atuando e mitigando estes problemas no meio em que vivem. Para isso o educador teria que sair das bases tradicionais da educação geográfica, incorporando em seu trabalho a relação teoria/prática, de modo a levar o educando a refletir sobre o meio ambiente e os problemas existentes no mesmo, investindo na prática da construção de conceitos pela Geografia escolar que pensamos ser essencial para que este componente curricular possa cumprir seu papel formador de cidadãos.Downloads
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