IDENTIDADE E CULTURA NO ESPAÇO DO CAPITAL

Autores

  • Anelino Francisco da Silva aikosnelus@ufrnet.br
    UFMT

Palavras-chave:

Espaço do capital, Identidade, Cultura, globalização.

Resumo

O artigo estuda a identidade das pessoas, enquanto consumidores que se projetam no espaço do capital. A identidade e a cultura têm sido impactadas pela ação da globalização e das mudanças que se processam no espaço geográfico. Na contemporaneidade/"tempos hipermodernos" a cultura transformou-se num mundo cuja circunferência passou a estar em todo o lado e o centro em lugar nenhum. O teórico-metodológico que rege a construção deste produto é a globalização concebida pelo capital e da resposta cultural do consumidor às ações impetradas pelas empresas, através da propaganda. O território produzido funciona para atender necessidades da cultura do capital, edificado pela produção dos bens de consumo que efetiva e acalenta o desejo de compra das pessoas, que se identificam culturalmente com os artigos produzidos no processo da globalização. As mudanças socioculturais, políticas e o jogo do mercado impõem uma contínua reorientação dos sujeitos e a primazia do identificar-se ao objeto de produção. A cultura globalizatória é o mundo que se transforma em cultura e a cultura em mundo: é uma cultura-mundo.

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Publicado

2011-12-14

Como Citar

Silva, A. F. da. (2011). IDENTIDADE E CULTURA NO ESPAÇO DO CAPITAL. Revista Geoaraguaia, 1(2). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/4799

Edição

Seção

Artigos