DIAGNÓSTICO DO USO DO SOLO E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO PANDEIROS-MG COMO SUBSÍDIO PARA ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL
Palavras-chave:
Área de Proteção Ambiental, bacia do São Francisco, Geotecnologias, Sustentabilidade, Recursos Hídricos.Resumo
O objetivo do estudo foi realizar um diagnóstico do uso do solo e da cobertura vegetal da Área de Proteção Ambiental da bacia hidrográfica do Pandeiros, localizada no extremo norte do Estado de Minas Gerais. Apesar das riquezas naturais, a região apresenta diversos problemas ambientais devido ao uso indiscriminado do solo, fiscalização e planejamento ambiental inadequados. Tais questões têm comprometido a qualidade dos ecossistemas envolvidos e áreas de aporte de importantes mananciais do sítio. A metodologia empregada para realização do trabalho baseou-se nas tecnologias geográficas, fazendo uso da Cartografia Digital, Sistemas de Informações Geográficas (SIG), Sensoriamento Remoto, Sistema Global de Posicionamento (GPS) e pesquisa direta no campo. Conclui-se que a maior parte do espaço que deveria ser destinado ao uso sustentável encontra-se explorado por interesses particulares, que atuam no lugar sem maiores critérios de conservação, levando à deterioração e comprometimento do espaço.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Geoaraguaia poderá solicitar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua. Se necessário, alguns ajustes normativos podem ser feitos pela revista, porém respeitando o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.