IMAGEM DO LIVRO DIDÁTICO E ESPAÇO VIVIDO: POR UMA DIALOGIA POSSÍVEL

Autores

  • Marlene Macario de Oliveira marlene_macario@yahoo.com.br
    Universidade Estadual Vale do Acarau Universidade Aberta Vida
  • Aldo Gomes Leandro aldouepb@hotmail.com
    Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Imagem. Representação. Livro didático de Geografia. Espaço vivido. Formação de conceitos espaciais.

Resumo

Pensar o uso do livro didático de Geografia na Educação Básica supõe refletir, inicialmente, sobre duas dimensões: por um lado, a influência da cultura mass media sobre as representações de mundo, de sociedade e de ensino-aprendizagem, por outro, a relação entre esses conteúdos e o(s) método(s) geográfico(s) instituído(s) na didática escolar. Nessa perspectiva, o presente trabalho analisa o livro didático como objeto de pesquisa e sua influência na formação de conceitos espaciais pelos alunos e professores. Considera-se a interferência das imagens do livro didático na construção dos conceitos espaciais pelos alunos e, ao mesmo tempo, a contribuição reflexiva fomentada no contexto socioespacial em que os educandos estão imersos. Interrelacionar os fatos e acontecimentos concretos que marcam o cotidiano discente a partir dos eventos que lhe são característicos supõe a reflexão coletiva da vida e da humanidade a partir do compartilhamento de seus sentidos e de seus significados. Dessa forma, busca-se o desenvolvimento do pensamento espacial, considerando, sobretudo, o espaço vivido, e o professor como mediador do processo ensino-aprendizagem. O desenvolvimento intelectual, social e afetivo dos alunos não será possível sem o reforço a valores de sociabilidade, co-presença, solidariedade, respeito às diferenças para balizar o engajamento em ações cidadãs, fortalecendo atitudes de responsabilidade social.

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Publicado

2011-07-20

Como Citar

Oliveira, M. M. de, & Leandro, A. G. (2011). IMAGEM DO LIVRO DIDÁTICO E ESPAÇO VIVIDO: POR UMA DIALOGIA POSSÍVEL. Revista Geoaraguaia, 1(1). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/4794

Edição

Seção

Artigos