Mapeamento e análise da vegetação em Áreas Úmidas do Cerrado Brasileiro

Autores

Palavras-chave:

Savana Neotropical, Fitofisionomias, Fenologia, Sensoriamento Remoto

Resumo

Este estudo analisa como a variabilidade de métricas fenológicas da vegetação, resgatadas de dados de sensoriamento remoto, se relaciona com a ocorrência e distribuição de diferentes coberturas vegetais naturais, em um ecossistema de área úmida ainda preservado, em uma região core do Cerrado brasileiro. As áreas úmidas são ecossistemas únicos e de grande importância ecológica, fornecendo serviços ecossistêmicos essenciais, como regulação do ciclo hidrológico, ciclagem de nutrientes, estoque de carbono (CO²) e manutenção da biodiversidade. A metodologia do estudo consistiu em uma revisão da literatura e aplicação de técnicas de processamento digital de imagens ópticas de sensoriamento remoto orbital. O mapeamento da cobertura vegetal natural (1:25.000) foi realizado mediante abordagem não supervisionada, considerando uma imagem de alta resolução espacial (8 m) obtida pelo sistema sensor Multispectral Camera and Panchromatic Wide-Scan (WPM) abordo do satélite CBERS-4A. A extração e análise das métricas fenológicas da vegetação foram implementadas a partir de uma série temporal de imagens provenientes do sistema sensor MultiSpectral Instrument (MSI), abordo do satélite Sentinel-2, também com propriedade de alta resolução espacial (10 m). Os resultados destacam a dinâmica sazonal das diferentes fitofisionomias que ocorrem na área em estudo. O estudo enfatiza a importância das métricas fenológicas para a compreensão da sazonalidade da vegetação em áreas úmidas do Cerrado, o que pode contribuir diretamente com o mapeamento e monitoramento desses ecossistemas ameaçados.

Biografia do Autor

  • Thaísa Fernandes de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

    Doutoranda em Ciências Ambientais - Universidade Federal de Goiás

  • Izaias de Souza Silva, Universidade Federal de Goiás

    Doutorando em Geografia, Instituto de Estudos Socioambientais - Universidade Federal de Goiás. 

  • Eduardo Cesar da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso

    Doutorando em Ecologia e Conservação, Faculdade de Ciências Agrárias, Biológicas e Sociais Aplicadas/Universidade Estadual de Mato Grosso.

  • Yan Breno Azeredo Gomes da Silva, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

    Doutorando em Sensoriamento Remoto - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Downloads

Publicado

2025-12-22

Como Citar

Mapeamento e análise da vegetação em Áreas Úmidas do Cerrado Brasileiro. (2025). Revista Geoaraguaia, 15(2), 1-22. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/19423