Geodiversidade para o Ensino da Geografia: um estudo de caso no Parque Municipal do Bacaba, Nova Xavantina, Mato Grosso, Brasil
Palavras-chave:
Educação, Geoeducação, Unidade de ConservaçãoResumo
Os desafios da Educação Básica no Brasil, incluem, além de vários outros aspectos, a seleção de conteúdos e de recursos didático-pedagógicos para atingir os objetivos de aprendizagem. Contudo, conceitos como a Geodiversidade, relevante para a compreensão dos processos físico-naturais do planeta Terra não estão presentes na Base Nacional Comum Curricular. O Parque Municipal do Bacaba, localizado no município de Nova Xavantina, Mato Grosso, é locus das atividades de campo das escolas locais e regionais para abordar a biodiversidade, porém os geossítios não estão identificados e caracterizados para que sejam incluídos em tais atividades. Neste sentido, este artigo tem como objetivo propor a aplicação direta de conteúdos de geodiversidade na Educação Básica em atividades de campo na Unidade de Conservação a fim de favorecer a aprendizagem a partir da Geoeducação e da maior integração entre a prática e a teoria. A metodologia empregada foi pesquisa bibliográfica e levantamento de campo com uso de formulário de observação e do aplicativo Ultra GPS Logger para georreferenciar os pontos e posteriormente criar um mapa de localização dos geossítios. Foram identificados oito geossítios considerando a relevância dos elementos da geodiversidade da Unidade de Conservação quanto aos aspectos geológicos, geomorfológicos e pedológicos, entre outros, e a Base Nacional Comum Curricular; posteriormente foram elencados os atributos da geodiversidade e os objetivos de aprendizagem para cada geossítio da Unidade de Conservação. A Geodiversidade é um conceito que se relaciona ao ensino da Geografia e de amplo potencial para mobilizar conhecimentos, estimular a investigação e chegar ao raciocínio geográfico.
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