Caracterização das áreas verdes presentes no município de Maracanaú - CE

Autores

Palavras-chave:

Verde urbano, Indicadores, Problemática ambiental

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo, analisar a presença das áreas verdes no município de Maracanaú - CE. Com o intuito de alcançar os objetivos estabelecidos, o estudo em questão se baseia na metodologia proposta por Bargos (2010) para avaliação e classificação das áreas verdes, e nos cálculos de Percentual de Áreas Verdes (PAV) e Índice de Área Verde por Habitante (IAVHab). As áreas foram mapeadas através do software QGis na escala de 1/2.000 metros. Além de quantificar e qualificar a distribuição das áreas verdes existentes, foi realizada uma análise diante dos parâmetros discutidos. Os resultados mostram que de 39 bairros, apenas três apresentam um nível considerado bom de qualidade de vida. A partir disso, conclui-se que o município de Maracanaú está perdendo cada vez mais suas áreas verdes frente ao acelerado crescimento populacional e questões econômicas industriais, por ser o maior polo industrial cearense.

Biografia do Autor

  • Bruna Vitória Feitosa Fernandes, Universidade Estadual do Ceará - UECE

    Discente do curso de Geografia Bacharelado pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Bolsista do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Aplicados - LABGEO/UECE. Fui bolsista de Iniciação Científica - IC/UECE. Atualmente, sou bolsista de monitoria acadêmica - PROMAC/UECE. Membra dos grupos de estudos de Sensoriamento Remoto e Biogeografia. Membra da equipe editorial da Revista Cadernos de Ensino, Ciência e Tecnologia - CECT/UECE. Atualmente com foco nos seguintes temas na Geografia: Geoprocessamento, Biogeografia e Unidades de Conservação. Tenho experiência com projetos utilizando o Geoprocessamento.

  • Lara Lima Lourenço, Universidade Estadual do Ceará - UECE

    Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (ProPGeo) da Universidade Estadual do Ceará, bolsista do CNPQ, integrante do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Aplicados - LABGEO. Mestra em Geografia Física (ProPGeo/UECE - 2024), graduada em Geografia/Bacharelado na Universidade Estadual do Ceará (2021). Pesquisadora colaboradora e supervisora do grupo de estudo de sensoriamento remoto do LABGEO/UECE. Pós graduada em Topografia e Sensoriamento Remoto. Especialista em Geoprocessamento aplicado à análise ambiental e aos recursos hídricos. Integrante do Grupo de Pesquisa Semiárido Brasileiro e o Contexto Geoambiental (CNPq). Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em análise geoambiental, Geoprocessamento, Planejamento Urbano e áreas verdes.

  • Gislania de Meneses Silva, Universidade Estadual do Ceará - UECE

    Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação (ProPGeo) na Universidade Estadual do Ceará, vinculado ao Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Aplicados - LABGEO (2023). Especialista em Geoprocessamento Aplicado à Análise Ambiental e Recursos Hídricos (2021). Foi bolsista de Transferência Tecnológica da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME, atuou no Projeto Malha Dágua no levantamento estatístico e análise dos dados mapeados; correção de dados levantados, geração de produtos cartográficos e elaboração de relatórios técnicos das atividades realizadas. Também atuou na geração de dados de integração de outros projetos sociais do governo (Projeto São José III, Água Para Todos, Sistema Integrado de Saneamento Rural - SISAR, Água Doce, dentre outros). Graduada em Geografia/Bacharelado na Universidade Estadual do Ceará (2018). Técnica em Meio Ambiente, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (2015). É integrante dos Grupos de Pesquisa Semiárido Brasileiro e o Contexto Geoambiental, Resíduos Sólidos e Reúso de Água Residuária, certificados pelo CNPQ. Participa da Supervisão do Grupo de Sensoriamento Remoto e Esstudos Aplicados. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise Geoambiental, Geoprocessamento, Bacias Hidrográficas e Resíduos Sólidos.

  • Maria Lúcia Brito da Cruz, Universidade Estadual do Ceará - UECE

    Tenho graduação em GEOGRAFIA pela Universidade Estadual do Ceará (1986), Especialização em Sensoriamento Remoto pelo Instituto nacional de pesquisas Espaciais - INPE(1989), Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará-UFC (1998), Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2010) e Pós-Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Pará-UFPA(2018). Atualmente estou professora da Universidade Estadual do Ceará junto aos cursos de Geografia em nível de Graduação e Pós-Graduação. Tento Ser e Saber Fazer Geografia.

Downloads

Publicado

2025-01-20

Como Citar

Caracterização das áreas verdes presentes no município de Maracanaú - CE. (2025). Revista Geoaraguaia, 14(2), 1-19. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/18581