Mapeamento de susceptibilidade a incêndios florestais no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães - MT

Autores

Palavras-chave:

Planejamento Ambiental, Unidade de Conservação, Fogo

Resumo

Atualmente, as unidades de conservação (UC), em especial no cerrado, têm sido frequentemente incendiadas pela ação da sociedade natureza. A elaboração de medidas preventivas e de combate ao fogo faz-se necessário neste bioma. Com isso, o presente trabalho teve como objetivo a elaboração de uma análise paramétrica de riscos de incêndios florestais para o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e sua zona de amortecimento (ZA) localizado no Estado de Mato Grosso. Foram elaborados mapas individuais de risco de incêndios florestais referentes à proximidade de vias e zonas urbanas (H), ao uso e cobertura do solo (U), a declividade (D), a altimetria (A) e a temperatura do solo (T). A análise paramétrica foi realizada através da somatória da média ponderada realizada através dos valores estipulados para cada variável de acordo com sua influência de ignição, a equação foi representada como:  IR: 4H +3U + 1D + 1A + 1T. Os resultados caracterizaram as áreas de risco de acordo com as suas classificações, apresentando 5,97% do terreno com risco extremo, 18,59% com risco alto, 49,60% com risco moderado, 21,99% com risco baixo e 3,85% com áreas de risco muito baixas. Contudo, a análise de risco revelou que a proximidade com as áreas urbanas da ZA, às rodovias e as atividades realizadas pela pastagem e Turismo, tem se mostrado os principais fatores de risco no surgimento dos focos de incêndios florestais, com o risco potencial em adentrar os limites do Parque Nacional.

Biografia do Autor

  • yvan Henrique Silva Santos, UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso

    Geógrafo pela Universidade Federal de Mato Grosso.

  • Vagner Paz Mengue, Universidade Federal de Mato Grosso

    Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso, na área de cartografia, geoprocessamento e sensoriamento remoto. Geógrafo com especialização em Georreferenciamento de imóveis rurais. Mestrado e Doutorado em Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento pela UFRGS. Experiência na área de cartografia, geoprocessamento, mapeamentos com sensores orbitais e mudanças de uso do solo e cobertura vegetal baseado em séries temporais.

Downloads

Publicado

2025-06-20

Como Citar

Mapeamento de susceptibilidade a incêndios florestais no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães - MT. (2025). Revista Geoaraguaia, 15(1), 1-21. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/18001