Mercado Voluntário de Carbono: Oportunidades para a Geração de Créditos de Alta Qualidade na Resex Guariba-Roosevelt, Mato Grosso, Brasil.
Palavras-chave:
Mudanças climáticas, Externalidades, Adicionalidade, Descarbonização da Economia, Mercado de Créditos de CarbonoResumo
O artigo discute a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa para mitigar o impacto negativo das mudanças climáticas e a importância de adotar uma perspectiva ecocêntrica na relação entre ser humano e natureza. O estudo documental realizado na RESEX Guariba-Roosevelt teve como objetivo compreender os mecanismos de funcionamento dos mercados de carbono por meio de um estudo na RESEX Guariba-Roosevelt aplicando os principais passos de um padrão de certificação de redução de emissões. A pesquisa descritiva e exploratória adotou a metodologia Verified Carbon Standards (VCS) para projetos de REDD+ e analisou a dinâmica de mudanças de uso do solo com os dados do PRODES/INPE para o período de 2007 a 2021. Os resultados demonstraram uma taxa de desmatamento de 6,5% considerando como limite espacial a RESEX e a zona de amortecimento, que permitiu calcular as projeções de desmatamento de 5.275,6142 hectares e de emissões de 2.558.163 tCO²e a serem evitadas, verificando a adicionalidade do projeto quando considerado o limite espacial da RESEX, resultando num aporte financeiro de $9,8 milhões de dólares para o limite temporal (2023-2025) de trinta anos de projeto. Observou-se que os mercados de carbono podem contribuir com o enfrentamento às mudanças climáticas e a perda de biodiversidade, ao serem construídas ações que buscam equilibrar a relação entre os que geram as externalidades e a sociedade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Geoaraguaia poderá solicitar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua. Se necessário, alguns ajustes normativos podem ser feitos pela revista, porém respeitando o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.