Ressignificando as representações cartográficas do Laboratório de Cartografia Tátil Escolar – LABTATE

Autores

Palavras-chave:

Mapas Táteis, Deficiência visual, Impressora 3D

Resumo

Os mapas táteis são recursos da ciência cartografia, utilizados na educação e na mobilidade espacial das pessoas com deficiência visual, corroborando com esta ciência, este trabalho visa apresentar uma nova metodologia para confecção de mapas táteis na educação em prototipagem rápida 3D em resina líquida, ressignificando os símbolos geográficos táteis utilizados nas pesquisas do Laboratório de Cartografia Tátil (LabTATE) da Universidade Federal de Santa Catarina. Foram elaboradas e produzidas as representações cartográficas pela equipe deste laboratório, somente em material artesanal e papel microcapsulado. Contudo, as representações cartográficas produzidas no LABTATE, até os dias atuais, são reproduzidas, por haver um escopo teórico, metodológico e científico para a confecção de mapas táteis artesanais para deficientes visuais.  Esta pesquisa foi submetida à plataforma Brasil e aprovada pelo parecer Número do Parecer: 6.327.035. Esta pesquisa se classifica como qualitativa/pesquisa-ação, na qual os materiais usados para confecção foram uma impressora 3D com Visor de Cristal líquido (LCD), com lâmpadas ultravioletas. O programa utilizado para geração dos símbolos em 3D foi Fusion 360 da Autodesk. A resina para esta impressora é no formato fotossensível na cor branca opaca rígida. Utilizamos a pintura dos símbolos com tinta específica e pincéis apropriados para este produto. Os símbolos foram pré-testados por estudantes com Deficiência Visual para validar a metodologia empregada.

Biografia do Autor

Rosemy da Silva Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC

Professora Titular do Departamento de Geociências (CFH/UFSC), atuando nos Cursos de Graduação em Geografia, Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica - Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng, Cursos de Mestrado e Doutorado na Linha de Pesquisa Geografia em Processos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC. Atua na educação, pesquisa, extensão, publicação, orientação, avaliação e formação continuada de professores(as) nas temáticas da Educação Geográfica e Cartografia Escolar/Tátil. É coordenadora do Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (LabTATE) e membro dos Grupos de Pesquisa: Geografia e Cartografia Escolar; Ensino de Geografia, Formação Docente e Diferentes Linguagens e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (NEPEGeo). Está como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC, Portaria N. 1110/2023/GR, DE 24 DE MAIO DE 2023 - Gestão 20/05/2023-20/05/2025.

Downloads

Publicado

2024-10-23

Como Citar

Pessoa de Mello, H. B., & da Silva Nascimento, R. . (2024). Ressignificando as representações cartográficas do Laboratório de Cartografia Tátil Escolar – LABTATE. Revista Geoaraguaia, 14(Especial), 1–20. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/17925

Edição

Seção

Dossiê Inclusão na Educação Geográfica: teorias e práticas