Diálogos sobre inclusão: entre sistema educacional, teorias e práticas
Palavras-chave:
Agente de Apoio à Educação Especial, Inclusão, ColaboraçãoResumo
A inclusão tem imposto à escola muitas demandas, entre elas, a necessidade de colaboração e cooperação interna e externa a ela. Foi nesse sentido que que nos propusemos trocar entre nós algumas conversas que resultaram em artigos. O primeiro, foi apresentado no “Fala Professor” em 2023. E neste segundo artigo, houve o esforço de partir das considerações de profissionais da educação que trabalham com alunos incluídos. Entre esses, a professora de Geografia e a Agente de Apoio à Educação Especial (AAEE) de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Foram feitas alguma perguntas com respostas transcritas no texto de onde retiramos pontos que trabalhamos e pontos que ressaltamos para a continuidade das nossas discussões. Como pontos discutidos no presente texto, temos, da necessidade de produção de materiais adptados; as relações dentro de sala de aula que culminam em barreiras atitudinais; os níveis políticos de atuação nos diversos níveis do sistema de ensino e o exercício de cidadania.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Geoaraguaia poderá solicitar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua. Se necessário, alguns ajustes normativos podem ser feitos pela revista, porém respeitando o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.