Diálogos sobre inclusão: entre sistema educacional, teorias e práticas

Autores

Palavras-chave:

Agente de Apoio à Educação Especial, Inclusão, Colaboração

Resumo

A inclusão tem imposto à escola muitas demandas, entre elas, a necessidade de colaboração e cooperação interna e externa a ela. Foi nesse sentido que que nos propusemos trocar entre nós algumas conversas que resultaram em artigos. O primeiro, foi apresentado no “Fala Professor” em 2023. E neste segundo artigo, houve o esforço de partir das considerações de profissionais da educação que trabalham com alunos incluídos. Entre esses, a professora de Geografia e a Agente de Apoio à Educação Especial (AAEE) de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Foram feitas alguma perguntas com respostas transcritas no texto de onde retiramos pontos que trabalhamos e pontos que ressaltamos para a continuidade das nossas discussões. Como pontos discutidos no presente texto, temos, da necessidade de produção de materiais adptados; as relações dentro de sala de aula que culminam em barreiras atitudinais; os níveis políticos de atuação nos diversos níveis do sistema de ensino e o exercício de cidadania.

Biografia do Autor

Vânia Regina Jorge da Silva, UERJ

Possui graduação em Geografia - Faculdades Integradas Simonsen (2004), Pós-Graduação lato sensu em Políticas Territoriais no Estado do Rio de Janeiro pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006), Mestrado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009) e Doutorado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é pesquisadora vinculada ao NIESBF no grupo Pesquisa e Ensino de Geografia em áreas periféricas. Tem experiência na área de Geografia atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Geografia, inclusão na educação, processos socioespaciais e cidade do Rio de Janeiro. Coordena do Laboratório de Ensino Inclusivo em Geografia (LEINGEO) que agrupa projetos de Iniciação à Docência, Extensão e Prodocência. Atualmente é membro do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UERJ e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Geografia, Mestrado Profissional em rede - PPEG/Profgeo/UERJ.

Nívea Muniz Vieira, SME, SEEDUC, CEDERJ/ UERJ, CIED/UFAL, NUCLAMB/UFRJ

Possui bacharelado e licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2006), Mestrado em Geografia e Meio Ambiente pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2009), Pós-Graduação Lato Sensu em Patrimônio pelo Programa de Especialização em Patrimônio, atual Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (PEP/IPHAN, 2009). É doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP, 2017). Tem experiência na área de Geografia atuando, principalmente, nos seguintes temas: ensino de Geografia, BNCC e elaboração de material didático, inclusão na educação, patrimônio e relações entre técnica, trabalho e espaço diante da atual crise no mundo do trabalho. É professora da SEEDUC e da SME, onde atuou na elaboração de material didático e metodológico. Com a implementação da BNCC, foi consultora no processo de Revisão das Orientações Curriculares de Geografia da SME, onde também trabalhou com temas transversais, a saber: cultura, dança, música, educação ambiental e gênero. É pesquisadora vinculada ao NUCLAMB-UFRJ (Núcleo de Estudos Geoambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro), grupo coordenado pela professora Júlia Adão Bernardes. Atua na EAD da Licenciatura em Geografia do CEDERJ/UERJ.

Elizabeth Monteiro Valverde, SME/RJ, Unicesumar/PR

Possui cursos de capacitação na área da Educação Especial pela Escola Paulo Freire/SME-RJ e Instituto Helena Antipof/SME-RJ. Curso de Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Tem seis anos de experiência como mediadora de alunos público alvo da educação especial nos três segmentos (Educação Infantil/ Fundamental I e II) em Escola Pública no município do RJ. Formada e habilitada pelo IMEC/RJ no curso de Magistério/Formação de Professores e graduanda de Pedagogia pela Universidade UNICESUMAR/ PR.

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Publicado

2024-10-23

Como Citar

Jorge da Silva, V. R., Muniz Vieira, N., & Valverde, E. M. (2024). Diálogos sobre inclusão: entre sistema educacional, teorias e práticas. Revista Geoaraguaia, 14(Especial), 1–22. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/17678

Edição

Seção

Dossiê Inclusão na Educação Geográfica: teorias e práticas