Empresas turísticas do polo Chapada das Mesas: características de seus gestores e indicativos de práticas de gestão

Autores

Palavras-chave:

Turismo, Gestão Empresarial, Planejamento, Qualificação, Maranhão

Resumo

O mercado do turismo é formado por um conjunto de organizações, de distintos segmentos, que oferecem variados produtos e serviços, em atendimento às demandas turísticas. Nesse cenário, em destinos como o Polo Chapada das Mesas, localizado na porção sul do estado do Maranhão, concentram consideráveis números de empresas ligadas ao setor do turismo. À vista disso, a pesquisa foi aplicada a 45 gestores dessas organizações, de pequeno porte, localizadas nos municípios de Estreito, Riachão e Carolina, pertencentes ao referido polo. Em face ao exposto,  assumiu-se  como objetivos: caracterizar o perfil dos seus gestores, identificar e analisar práticas de suas gestões. Em termos metodológicos, utilizou-se técnicas das pesquisas exploratórias e descritivas, com a abordagem quanti-qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, aplicou-se questionários semiestruturados. Sinteticamente, em se tratando de resultados, constatou-se que fundamentação teórica aponta para formas de gestão estratégicas dos recursos materiais, otimização das atividades, que ocorreriam por meio ações estratégicas e de qualificação dos quadros de pessoal, a fim de gerar otimização nos processos de gestão e vantagens competitivas às empresas e aos destinos. Todavia, as práticas de gestão verificadas se distanciam dos pressupostos apontados na literatura consultada.

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Publicado

2025-01-20

Como Citar

Empresas turísticas do polo Chapada das Mesas: características de seus gestores e indicativos de práticas de gestão. (2025). Revista Geoaraguaia, 14(2), 1-21. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/17299