“CONMIHIJOSNOTEMETAS” O Movimento Antigênero na Educação da América Latina

Autores

Palavras-chave:

Palavras-Chave: Antigênero; América Latina; Educação; Pânico Moral.

Resumo

O texto procura apresentar os ataques na educação na América Latina por parte de fundamentalistas religiosos e políticos quando da discussão nos currículos ao termo gênero e diversidade sexual nas escolas. A partir de uma revisão bibliográfica recente, até 2022, abordamos como a oposição à "ideologia de gênero" na América Latina por parte de grupos conservadores, políticos e religiosos, se transformou em ideologia antigênero e capital político e simbólico, tanto de religiosos quanto de políticos.  Destaca-se como as estratégias de disseminação de informações falsas e a mobilização contra políticas relacionadas à igualdade de gênero e à diversidade sexual, transformaram-se em pânico moral e sexual. Para compreendermos esse movimento antigênero, nos utilizamos de uma metodologia multissituada com fontes diversas e encontradas, sobretudo em sites de notícias latino-americanos e em páginas da rede social Facebook, onde movimentos antigênero se utilizam do sensacionalismo, e por vezes teorias da conspiração, para causar impactos em seus(suas) leitores(as). O estudo investigou como ocorre esse ataque regionalizado em contexto do sul global, quais são as suas estratégias e qual o reflexo dessas ações na comunidade e para a minorias pertencentes a ela.

Palavras-Chave: Antigênero; América Latina; Educação; Pânico Moral.

Biografia do Autor

Assis Felipe Menin, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Possui graduação em História pela Universidade Norte do Paraná (2011). Mestrado em História do Tempo Presente pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC - 2016) e Doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2023). Tem experiência principalmente nos seguintes temas: (i)migração e etnicidade, imaginários sociais, gênero, sexualidade/s, dducação no interior Catarinense. Fez parte do Grupo de Estudos de Gênero do Laboratório de Relações de Gênero e Família- LabGeF (UDESC) e do Observatório das Migrações de Santa Catarina (UDESC). Vinculado ao IEG (Instituto de Estudos de Gênero da UFSC).

Joana Maria Pedro, UFSC

Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Itajaí (1972), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1979) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1992). Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Fez pós-doutorado na França, na Université d'Avignon, entre 2001 e 2002, e também nos Estados Unidos, na Brown University entre 2016 e 2017. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História entre 1993 e 1995, Diretora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas entre 1996 e 2000, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas entre 2008 e 2012, Pró-Reitora de Pós-Graduação entre 2012 e 2016, foi presidenta da ANPUH Associação Nacional de História na gestão 2017-2019. Aposentou-se em março de 2019, e tem contrato formal de professora voluntária na UFSC, assinado pela reitoria. È professora permanente do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC. É também pesquisadora do IEG - Instituto de Estudos de Gênero www.ieg.ufsc.br e do LEGH Laboratório de Estudos de Gênero e História http://www.legh.cfh.ufsc.br/ Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: feminismo, gênero, relações de gênero, história das mulheres, memória, história oral, história do tempo presente e história comparativa. É pesquisadora 1A do CNPq.

Downloads

Publicado

2024-07-15

Como Citar

Menin, A. F., & Pedro, J. M. . (2024). “CONMIHIJOSNOTEMETAS” O Movimento Antigênero na Educação da América Latina. Revista Geoaraguaia, 14(Especial), 41–70. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/16524

Edição

Seção

Dossiê Sexualidade e Genero

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)