Modificações no uso e ocupação do solo e caracterização fisiográfica da sub-bacia hidrográfica do canal das Tintas, Paulista/PE

Autores

Palavras-chave:

Expansão Imobiliária, Impactos ambientais, Parâmetros morfométricos, Dinâmica hidrogeomorfológica

Resumo

O município de Paulista, que faz parte da Região Metropolitana do Recife, vem passando por diversas alterações nos seus aspectos ambientais. A expansão urbana desse município ocorreu, em grande parte, de forma desordenada e afetou a dinâmica de suas bacias hidrográficas. Este trabalho tem como escopo analisar as mudanças decorrentes desse crescimento urbano sobre a sub-bacia do Canal das Tintas – afluente da margem direita do Rio Paratibe, principal rio do município. A região da sub-bacia do Canal das Tintas vem sofrendo diversos impactos nas últimas décadas, devido, principalmente, à expansão do centro comercial e dos condomínios residenciais, os quais abrangem localidades do município de Paulista como, os bairros do Centro, Nobre, Jaguaribe, Jardim Paulista Baixo e Artur Lundgren I. Enchentes e alagamentos se tornaram frequentes nos últimos anos, e se faz necessário entender as causas da recorrência desses fenômenos. Para isso, foram analisados parâmetros morfométricos para obtenção de informações a respeito da dinâmica hidrogeomorfológica do Canal, assim como foi realizada uma análise sobre modificações de uso e ocupação da terra durante um espaço temporal de três décadas, a qual também contribui na compreensão dos impactos antrópicos sobre a dinâmica fluvial da bacia. A partir das análises morfométricas, constatou-se que a sub-bacia não é susceptível a alagamentos/enchentes, sendo este resultado do uso e ocupação do solo desenfreados em décadas passadas e intensificadas recentemente pela expansão imobiliária.

Biografia do Autor

Amaury Gouveia Pessoa Neto, Universidade de Pernambuco

Mestre em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (UPE), Especialista em Geoprocessamento pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC - Minas) e em Gestão de Projetos e Obras pela Faculdade de Ciências Humanas ESUDA, Engenheiro Civil pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e Técnico em Edificações pela Escola Técnica Professor Agamemnon Magalhães (ETEPAM). Atualmente trabalha na Secretaria Executiva de Gestão e Planejamento Urbano e Habitação da Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes, atuando na área de Geociências e Planejamento Urbano e Ambiental, com ênfase no Cadastro Técnico Multifinalitário. Cumpriu Estágio de Docência nas turmas de Engenharia Civil da Escola Politécnica de Pernambuco (Poli/UPE) através da disciplina Hidrologia Aplicada. Também tem experiência nas áreas de projeto, orçamento e fiscalização de obras públicas. Detém conhecimento nas plataformas CAD e GIS e no Pacote Office.

Larissa de Sá Menezes, Universidade Federal de Pernambuco

Bacharela e licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Perícia e Auditoria Ambiental pela FAFIRE. Atualmente é mestranda no Programa de Pós- Graduação em Geografia (PPGEO-UFPE) e Analista de Projetos do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste - CEPAN, atuando na área ambiental.

José Danilo da Conceição Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2022). Mestrando do Programa de Pós-graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Integrante do Grupo de Estudos do Quaternário Brasileiro-GEQUA. Atualmente trabalha com as seguintes temáticas: Geomorfologia; Geomorfologia Fluvial; Geoprocessamento e Geocronologia.

Antonio Carlos da Paz Rocha, Universidade Federal de Pernambuco

É Licenciado (2008), Bacharel (2015), Mestre (2013), doutorando em Geografia pela UFPE/PPGEO. Atua como professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Professor EBTT) no Instituto Federal da Paraíba. É integrante do ANTROPOGEO (Grupo de Pesquisa em Antropogeomorfologia), atuando na área da geomorfologia urbana, com ênfase em morfogênese e morfodinâmica das Cabeceiras de Drenagens. 

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

Pessoa Neto, A. G., Menezes, L. de S., Santos, J. D. da C., & Rocha, A. C. da P. (2023). Modificações no uso e ocupação do solo e caracterização fisiográfica da sub-bacia hidrográfica do canal das Tintas, Paulista/PE. Revista Geoaraguaia, 13(2), 1–25. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/16517