A relação entre o saneamento ambiental e a saúde da população na Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Tocantins, no município de Imperatriz-MA
Palavras-chave:
Qualidade ambiental, Saneamento ambiental, Doenças Relacionadas ao Saneamento Inadequado, Riacho BacuriResumo
As patologias, como as doenças relacionadas ao saneamento inadequado (DRSAIs), são ocasionadas devido à oferta irregular do abastecimento de água, às políticas ineficazes da gestão de resíduos sólidos e ao tratamento de efluentes domésticos. A pesquisa objetivou avaliar a incidência das DRSAIs relacionadas à falta de saneamento ambiental na sub-bacia do Riacho Bacuri entre os anos de 2010 e 2020. Além disso, analisou-se a associação das condições de saneamento ambiental dos domicílios pelo Censo Demográfico (2010) e os casos de incidência das DRSAIs disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde do município de Imperatriz-MA. Para isso, foi realizada a análise geoestatística com a aplicação do índice de Moran (LISA Local) e o auxílio do software GeoDA. Já para a análise da paisagem foi utilizado o Protocolo de Avaliação Rápida (PAR), e os resultados demonstraram que, entre os anos de 2010 e 2022, os bairros Bacuri, Vila Nova, Vila Lobão e Redenção apresentaram as maiores médias das doenças relacionadas à falta de saneamento ambiental. Em síntese, são necessárias: universalização do saneamento básico, ações de educação ambiental e melhorias nas condições das moradias no município de Imperatriz.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Geoaraguaia poderá solicitar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua. Se necessário, alguns ajustes normativos podem ser feitos pela revista, porém respeitando o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.