Avaliação da aprendizagem escolar com a utilização de recursos digitais: análise sobre o ensino da paisagem geográfica

Autores

Palavras-chave:

Ato Avaliativo, Tecnologias Digitais, Ensino de Geografia

Resumo

A avaliação da aprendizagem escolar é um dos temas discutidos no âmbito educacional, efetuá-la no ensino de Geografia por intermédio de recursos digitais para o ensino de paisagem, é um desafio eminente. Dessa forma, este artigo tem por objetivo analisar os estudos sobre a avaliação da aprendizagem com a utilização de recursos digitais para o ensino da paisagem geográfica no Ensino Fundamental – Anos iniciais, a partir de um estado da arte com recorte temporal a contar de 2018. Metodologicamente, o estudo resulta de uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica realizada a partir de um estado da arte, cujos resultados demonstram que os recursos digitais contribuem para o domínio conceitual e para o alcance de habilidades sobre a paisagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no entanto, o mapeamento também apresenta como lacuna, a dissociação entre a avaliação e o processo de ensino e aprendizagem nos estudos que tratam da paisagem. Portanto, o mapeamento realizado possibilitou conhecer as contribuições dos estudos já publicados sobre o tema em tela, bem como o que ainda precisa ser ampliado nessas discussões.

Biografia do Autor

Micarla Silva de Azevedo, UFRN

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia - GEOPROF/UFRN.

Halyson Almeida de Oliveira, UFRN

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia - GEOPROF/UFRN, Professor de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Campina Grande

Tânia Cristina Meira Garcia, UFRN

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Coordenadora de Polo UAB/SEDIS/UFRN.

Diego Salomão Candido de Oliveira Salvador, UFRN

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Diretor do Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES/UFRN.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

Silva de Azevedo, M., Almeida de Oliveira, H., Cristina Meira Garcia, T., & Salomão Candido de Oliveira Salvador, D. (2023). Avaliação da aprendizagem escolar com a utilização de recursos digitais: análise sobre o ensino da paisagem geográfica. Revista Geoaraguaia, 13(2), 1–21. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/16331