Avaliação da aprendizagem escolar com a utilização de recursos digitais: análise sobre o ensino da paisagem geográfica

Autores

Palavras-chave:

Ato Avaliativo, Tecnologias Digitais, Ensino de Geografia

Resumo

A avaliação da aprendizagem escolar é um dos temas discutidos no âmbito educacional, efetuá-la no ensino de Geografia por intermédio de recursos digitais para o ensino de paisagem, é um desafio eminente. Dessa forma, este artigo tem por objetivo analisar os estudos sobre a avaliação da aprendizagem com a utilização de recursos digitais para o ensino da paisagem geográfica no Ensino Fundamental – Anos iniciais, a partir de um estado da arte com recorte temporal a contar de 2018. Metodologicamente, o estudo resulta de uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica realizada a partir de um estado da arte, cujos resultados demonstram que os recursos digitais contribuem para o domínio conceitual e para o alcance de habilidades sobre a paisagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no entanto, o mapeamento também apresenta como lacuna, a dissociação entre a avaliação e o processo de ensino e aprendizagem nos estudos que tratam da paisagem. Portanto, o mapeamento realizado possibilitou conhecer as contribuições dos estudos já publicados sobre o tema em tela, bem como o que ainda precisa ser ampliado nessas discussões.

Biografia do Autor

  • Micarla Silva de Azevedo, UFRN

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia - GEOPROF/UFRN.

  • Halyson Almeida de Oliveira, UFRN

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia - GEOPROF/UFRN, Professor de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Campina Grande

  • Tânia Cristina Meira Garcia, UFRN

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Coordenadora de Polo UAB/SEDIS/UFRN.

  • Diego Salomão Candido de Oliveira Salvador, UFRN

    Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Diretor do Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES/UFRN.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

Avaliação da aprendizagem escolar com a utilização de recursos digitais: análise sobre o ensino da paisagem geográfica. (2023). Revista Geoaraguaia, 13(2), 1-21. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/16331