O lugar e a cidade no ensino de Geografia: a percepção de estudantes de Guarantã do Norte – MT

Autores

Palavras-chave:

Cidade, Lugar, Educação, Ensino de Geografia

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo promover uma reflexão sobre como tem sido a prática do ensino da cidade na disciplina de Geografia a partir da percepção dos estudantes do nono ano do Ensino Fundamental da Escola Estrelinha do Norte e do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Albert Einstein, localizadas em Guarantã do Norte – MT. Pautados nos princípios da fenomenologia e fazendo uso de entrevistas estruturadas, buscamos analisar, de forma qualitativa, a percepção que os alunos possuem em relação a sua cidade, à disciplina de Geografia e a sua prática com foco nos lugares de vivências do estudante. Constatamos que os alunos identificam-se com a cidade e com a disciplina de Geografia, no entanto, apesar de serem estabelecidas referências entre as escalas global, nacional e local durante as aulas e a maioria dos discentes querer aprender mais sobre o seu município, as questões inerentes à cidade e aos lugares da cidade, não são protagonistas na prática das aulas de Geografia das escolas analisadas.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

Pereira, S., & Romancini, S. R. . (2023). O lugar e a cidade no ensino de Geografia: a percepção de estudantes de Guarantã do Norte – MT . Revista Geoaraguaia, 13(2), 1–21. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/16187