Geografia nas chulas do samba de roda do Grupo Pinote em Serrolândia-BA: reflexões e práticas

Autores

Palavras-chave:

Geografia, Samba de roda, Grupo Pinote, Identidade, Linguagens

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre a presença da geografia entre versos e canções nas chulas dos sambas de roda do Grupo Pinote, de Serrolândia-Bahia. Uma análise referente ao uso da linguagem musical e cultura popular enquanto recurso didático nas aulas de geografia. A problemática do trabalho girou em torna da pergunta: Como a geografia aparece nas letras das chulas do samba do Grupo Pinote em Serrolândia- Bahia e quais as possibilidades pedagógicas de utilizar estas canções na apreensão de temas e conceitos geográficos? A pesquisa é de cunho qualitativo com base bibliográfica e de análise de conteúdo, através de estudos e interpretações das letras dos sambas chulas do referido grupo. Os resultados da pesquisa revelam que as letras das chulas do samba de roda do Grupo Pinote de Serrolândia, podem contribuir para análises geográficas em diferentes escalas, partindo do local para o global, correlacionando os fenômenos que estão presentes no cotidiano dos sujeitos em diferentes espaços formativos e modalidades de ensino, de modo a promover uma educação geográfica significativa.

Biografia do Autor

Adelvan Ferreira Santos, Secretaria de Educação e Esporte do Estado de Pernambuco

Mestre em Estudos Territoriais pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB)Especialização em Educação de Jovens e Adultos, pela Universidade Norte do Paraná. Especializações em Metodologia de Ensino de Geografia; Educação, Cultura e Diversidade; Coordenação Pedagógica, pelo Centro Universitário Leonardo Da Vince. Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB Professor de Geografia na Secretaria de Educação e Esporte do Estado de Pernambuco (SEEPE). Membro do grupo de pesquisa GEO(BIO)GRAFAR: Geografia, diversas linguagens e narrativas de professores.

Ivaneide Silva dos Santos, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Assistente na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora da Secretaria Estadual de Educação da Bahia, atuando no Colégio Estadual de Serrolândia, Bahia (CES). Seus interesses de pesquisa incluem: Formação docente, Ensino de Geografia, Estágio Supervisionado e Prática de Ensino, Educação Ambiental e Desenvolvimento Local Sustentável.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

Ferreira Santos, A., & Silva dos Santos, I. . (2023). Geografia nas chulas do samba de roda do Grupo Pinote em Serrolândia-BA: reflexões e práticas . Revista Geoaraguaia, 13(2), 1–22. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/16047