O Ensinar e o Aprender Geografia Com Imagens: Refletindo o Fazer Pedagógico Com o Livro didático
Palavras-chave:
imagens, Ensino de Geografia, Livro didático, PaisagemResumo
A pesquisa considera o objetivo de examinar as potencialidades didáticas de imagens contidas no livro didático de Geografia. Observando os procedimentos de pesquisa qualitativa procedeu-se a revisão bibliográfica, bem como o planejamento e a realização de duas atividades em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. A estruturação revisão teórica, deu-se com o objetivo de compreender as potencialidades didáticas da linguagem imagética contidas no livro didático de Geografia, examinando as contribuições ao processo de ensino-aprendizagem. A realização das atividades apresenta a práxis didática da pesquisa em que devolveu-se o planejamento e a realização do ensino. Com a realização das atividades verificou-se que as imagens contidas no livro didático tendem a serem significativas ao ensino-aprendizagem de letramento conceitual, tendo em vista que possibilita a associação pela linguagem imagética de paisagem a conceitos geográficos em sua fase inicial/introdutória. Com a realização das atividades verificou-se a expansão das capacidades de leitura e de reflexão imagética pelos alunos de conceitos geográficos, dado o desencadeamento perceptivo relacional (próximo-distante) aos lugares/paisagens. Valida-se, portanto, o aporte teórico pautado, onde assinalam a possibilidade de gerar vínculos/relações entre imagens aos temas/conteúdos geográficos abordados com aprendizagens ativas. Corrobora, de modo geral, que o acesso a conhecimentos derivados de abstrações conceituais tem mais êxitos com o manejo adequado de recursos didáticos pautados com a linguagem imagética. No mais, observou-se com a linguagem imagética possibilita maior flexibilidade ao uso do livro didático, expandindo-se a perspectiva didática de trabalho interpretativo das informações nele contidas
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