Dinâmicas sócio-espaciais das Cidades Médias e do Agronegócio no norte do estado de Mato Grosso: o caso de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum
Palavras-chave:
produção do espaço urbano, cidades plantadas, agropecuáriaResumo
A pesquisa realizada teve como objetivo entender o processo de formação das áreas de estudo, isto é, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. Além de buscar compreender como o desenvolvimento das atividades econômicas globalizadas, especificamente relacionadas ao agronegócio, influenciaram as mudanças sócio-espaciais nesses municípios ao longo do tempo. Os procedimentos metodológicos adotados foram o levantamento, a revisão e análise de bibliografias para fundamentar a pesquisa; a utilização de Sensoriamento Remoto e Sistema de Informação Geográfica espacializar o processo de expansão da produção de soja e da mancha urbana dos municípios por meio de mapas; utilizou-se também de coleta de dados nos sites da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e no Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA). Obteve-se como resultado que o desenvolvimento do meio técnico-científico-informacional foi determinante no processo de ocupação do Norte do Mato Grosso. Por meio dele, uma série de aparatos técnicos foram construídos e a viabilização econômica dessa região se mostrou possível, inserindo os novos territórios dentro da lógica global do capital por meio do agronegócio moderno. Isso à vista, os centros urbanos começaram a ganhar forma e, inseridos na lógica global, passaram a desempenhar o papel de auxiliares nos processos de produção do/no campo. Com o passar do tempo, diversas mudanças ocorreram em vários âmbitos, conferindo particularidades às recém chamadas cidades do agronegócio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Geoaraguaia poderá solicitar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua. Se necessário, alguns ajustes normativos podem ser feitos pela revista, porém respeitando o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.