O componente físico-natural clima e os conhecimentos geográficos de professoras pedagogas

Autores

Palavras-chave:

ensino de geografia, professoras pedagogas, conteúdos geográficos

Resumo

Desde os anos iniciais, recomenda-se o ensino do componente físico-natural clima na disciplina de Geografia, a qual é encaminhada nessa fase escolar por um pedagogo, profissional que na maioria das vezes não possui uma formação sólida que contemple os conteúdos e consequentemente os conceitos geográficos. A investigação voltou-se a identificar os conteúdos, os principais conceitos geográficos e as práticas pedagógicas desenvolvidas por 7 pedagogas da rede municipal de educação de Cáceres-MT. Os objetivos propostos foram contemplados a partir de concepções da pesquisa qualitativa em educação. Os resultados e discussões foram desenvolvidos por meio de entrevista semiestruturada aplicada juntos às professoras. Portanto, a pesquisa possibilitou revelar os conhecimentos das pedagogas sobre a Geografia, a Climatologia e de conceitos como tempo atmosférico e clima. A partir das impressões registradas pelas professoras procurou-se conhecer as práticas pedagógicas adotadas no encaminhamento das aulas de Geografia

Downloads

Publicado

2023-07-28

Como Citar

dos Santos, L., Alves, A. O., & Oliveira Soares, J. C. (2023). O componente físico-natural clima e os conhecimentos geográficos de professoras pedagogas . Revista Geoaraguaia, 13(Especial), 225–244. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/15467