O componente físico-natural clima e os conhecimentos geográficos de professoras pedagogas
Palavras-chave:
ensino de geografia, professoras pedagogas, conteúdos geográficosResumo
Desde os anos iniciais, recomenda-se o ensino do componente físico-natural clima na disciplina de Geografia, a qual é encaminhada nessa fase escolar por um pedagogo, profissional que na maioria das vezes não possui uma formação sólida que contemple os conteúdos e consequentemente os conceitos geográficos. A investigação voltou-se a identificar os conteúdos, os principais conceitos geográficos e as práticas pedagógicas desenvolvidas por 7 pedagogas da rede municipal de educação de Cáceres-MT. Os objetivos propostos foram contemplados a partir de concepções da pesquisa qualitativa em educação. Os resultados e discussões foram desenvolvidos por meio de entrevista semiestruturada aplicada juntos às professoras. Portanto, a pesquisa possibilitou revelar os conhecimentos das pedagogas sobre a Geografia, a Climatologia e de conceitos como tempo atmosférico e clima. A partir das impressões registradas pelas professoras procurou-se conhecer as práticas pedagógicas adotadas no encaminhamento das aulas de Geografia
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Geoaraguaia poderá solicitar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua. Se necessário, alguns ajustes normativos podem ser feitos pela revista, porém respeitando o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.