Relações entre ações antrópicas e taxas de turbidez na bacia Hidrográfica do Rio Maracujá, Amarantina-MG

Autores

Palavras-chave:

Geomorfologia fluvial, processos erosivos, dinâmica hidrossedimentar

Resumo

As atividades humanas constituem um fator que condiciona a redução da infiltração de água no solo e, consequentemente, o aumento do fluxo superficial. Esses fatores desestabilizam as encostas e favorecem os processos de erosão do solo, atribuindo maior carga sedimentar nos fluxos de água dos canais, refletindo no aumento das taxas de turbidez. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é discutir os efeitos das atividades antrópicas na dinâmica hidrossedimentológica dos canais do Córrego do Barreiro e do Rio Maracujá no Distrito de Amarantina, em Ouro Preto, Minas Gerais, através da avaliação da turbidez. Este tema é bastante importante porque a ocupação humana em Cachoeira do Campo, Amarantina e Santo Antônio do Leite tem feito com que o solo seja cada vez mais usado, a cobertura vegetal retirada, possibilitando a intensificação dos processos erosivos e mudanças bruscas na topografia local. A metodologia utilizada consistiu no monitoramento das taxas de turbidez na estação seca e na estação chuvosa e no mapeamento do uso e ocupação do solo na área investigada. Foi observado que a área conta com vasta área de pastagem e manchas de solo exposto, o que contribui para o fornecimento de sedimentos aos cursos d’água. As taxas de turbidez variaram ao longo do período, cujos valores podem ser associados tanto às condições do uso e cobertura do solo, como da relação dessas condições com as precipitações que ocorreram. O lançamento de efluentes domésticos é outro fator que deve ter impactado os valores de turbidez verificados principalmente na estação seca.

Biografia do Autor

Gabriel Roque da Silva, IFMG-OP

Graduado em Licenciatura em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Outro Preto.

Alex de Carvalho, Instituto Federal de Minas Gerais/Coordenadoria do Curso de Geografia - Campus Ouro Preto

Doutor e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde desenvolve pesquisa na área de Geomorfologia Fluvial e Recursos Hídricos. Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, atuante no curso de Geografia e no Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Ouro Preto. Integrante do Grupo de Pesquisa "Geomorfologia e Recursos Hídricos" (IGC/UFMG/CNPq) desde 2008 e lider do Grupo de Pesquisa "Geoquímica e Paisagem" desde 2021. 

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

Roque da Silva, G., & Carvalho, A. de. (2023). Relações entre ações antrópicas e taxas de turbidez na bacia Hidrográfica do Rio Maracujá, Amarantina-MG. Revista Geoaraguaia, 13(2), 1–21. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/15421