O Rural e o Urbano, Um Estudo Sobre a Transformação Socioespacial do Assentamento Rural Cinturão Verde - Pedra 90 - Cuiabá-MT

Autores

Palavras-chave:

Urbanização, Assentamento, Transformação, Socioespacial.

Resumo

Esta pesquisa se propôs estudar o Assentamento Rural Cinturão Verde - Pedra 90, localizado próximo ao perímetro urbano da cidade de Cuiabá-MT, na qual enfrenta uma realidade contraditória ao seu uso e ocupação. A princípio, o assentamento fora concebido pelo poder público para o assentamento de famílias visando promover a agricultura familiar e hoje enfrenta a concorrência da especulação de terras e vendas de lotes. Em muitos casos, os terrenos estão sendo destinados para a construção de loteamentos residenciais, fugindo da finalidade da agricultura familiar. A partir desta premissa, buscou-se como objetivo geral o estudo sobre a transformação socioespacial do assentamento. E como objetivos específicos, identificar o surgimento de construções de moradias em áreas destinadas para a agricultura familiar; bem como a construção de loteamentos residenciais e loteamentos irregulares que surgiram na localidade; e também conhecer o modo de vida das famílias que habitam no assentamento. Para obter tais resultados foi utilizado o método qualitativo, buscando através de imagens de satélite, fotografias e entrevistas, compreender a dinâmica destas transformações espaciais que estão ocorrendo na localidade. 

Biografia do Autor

Sther Varesse, universidade federal de Mato Grosso

Graduanda em Geografia bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso

Giseli Dalla Nora, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em meio ambeinte, planejamento regional e turismo, biogeografia e ensino de geografia

Referências

AQUINO, Adejá. Habitação popular: A penúria da moradia na periferia urbana (Notas sobre regularização fundiária). Cuiabá: EdUFMT, 2009.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. Espaço e indústria. 7. ed. São Paulo: Contexto, 1997.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. A Cidade. 8. ed. São Paulo, Contexto, 2008.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2003.

COLOGNESE, Silvio Antonio; MÉLO, José Luiz Bica de. A técnica de Entrevista na

Pesquisa Social. Cadernos de Sociologia, Porto Alegue, v. 9, p. 143-159, 1998.

COSTA, Moisés Meira; BENITES, Miguel Gimenez. Realismo na fotografia: um ensaio sobre o estudo da linguagem fotográfica para o ensino de geografia. Geografia em atos, 2009, p. 455.

FERREIRA, Darlene Aparecida de Oliveira; FERREIRA, Enéas Rende. Estudos agrários: conceitos e prática. Rio Claro: IGCE/UNESP - Pós-Graduação em Geografia, 2009.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIRARDI, Eduardo Paulon. O rural e o urbano: é possível uma tipologia? Presidente Prudente: Edição do autor, 2008.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, IBGE. Classificação e caracterização dos espaços rurais e urbanos do Brasil. Brasília: IBGE, 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, IBGE. Mapas IBGE, s/d. Disponível em: <https://portaldemapas.ibge.gov.br/portal.php#mapa627>. Acesso em: jun. de 2018.

INSTITUTO DE TERRAS DE MATO GROSSO, INTERMAT. Regulação Fundiária, s/d. Disponível em: <http://www.intermat.mt.gov.br/regularizacao-fundiaria1>. Acesso em: 24 de jul. 2017.

MATO GROSSO, Secretaria de estudo de desenvolvimento rural agrícola familiar. Norma de serviço n. 001/2012. Regularização de assentamentos. Cuiabá-MT, Instituto de Terra de Mato Grosso. Diretoria Agrária, 29 de junho de 2012.

MATO GROSSO, Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários. Plano Estadual da Agricultura Familiar. Cuiabá: SEAF-MT, 2017.

ROMANCINI, Sônia Regina. Novas territorialidades urbanas em Cuiabá. Moradia e Segregação Socioespacial no Bairro Pedra 90. Cuiabá: EDUFMT/FAPEMAT, 2008, p.175.

TRIGUEIRO, Rodrigo de Menezes; RICIERI, Marilucia; FREGONEZE, Gislene Bartolomei; BOTELHO, Joacy M. Metodologia Científica. Londrina: Ed. Educacional S.A, 2014. 184p.

VOLOCHKO, Danilo. Da extensão do campo à centralização do urbano: elementos para o debate da produção do espaço em Mato Grosso. RNGE – Revista Mato-Grossense de Geografia, Cuiabá, n. 16, p. 18-38, 2013.

Downloads

Publicado

2021-06-25

Como Citar

Varesse, S., & Nora, G. D. (2021). O Rural e o Urbano, Um Estudo Sobre a Transformação Socioespacial do Assentamento Rural Cinturão Verde - Pedra 90 - Cuiabá-MT. Revista Geoaraguaia, 11(1). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/152-174

Edição

Seção

Artigos