Contribuição para compreensão do funcionamento de ecossistemas terrestres a partir da prática de experimentoteca

Autores

Palavras-chave:

Abordagem sistêmica, Método experimental, Recurso didático

Resumo

A temática ambiental é fortemente marcada pelo discurso da necessidade de avanços em ações diversas. Nessa perspectiva apropriar-se de recursos didáticos e metodologias consoantes com a contemporaneidade, integrando métodos experimentais ao processo educativo torna-se substancial. O objetivo está centrado na problemática do entendimento de que a prática de experimentoteca, como recurso didático, pode contribuir para a compreensão do funcionamento sistêmico dos ecossistemas terrestres. Assim, propôs-se um instrumento de ensino e aprendizagem através de prática de experimentoteca entendendo que pode ser um instrumento pedagógico eficiente. Elaborou-se a partir de material reciclado um sistema fechado, autocontido, constituído por um terrário fechado, correspondendo a uma microescala, composto por solo, água, ar e luz, buscando simular a biosfera do nosso meio ambiente. Concluiu-se que, quanto ao grau de relação com o meio, considerou-se o experimento como sistema fechado não isolado que não realiza trocas com o ambiente, recebendo energia mas não recebendo nem perdendo matéria. Em relação a situação espacial esteve ao nível de microescala e, de acordo com os aspectos de forma e estrutura pode ser classificado como funcional, pois, uma vez dadas as condições iniciais, não houve mais interferências e seguiu com base na ação dos processos responsáveis pela forma e funcionamento do sistema. Com base nesses pressupostos, considera-se que foi possível avançar na abordagem sistêmica e observar que o método experimental corresponde de modo favorável ao entendimento do sistema ambiental.

Biografia do Autor

Mauro Kumpfer Werlang, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM Departamento de Geociências

Geógrafo, Doutor em Ciência do Solo, Professor Titular do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria.

Elisa Piccolo Werlang, Graduanda em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pelotas/UFPEL,RS

Graduanda em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pelotas/UFPEL,RS

 

Cibele Stefanno Saldanha, Licenciada e Mestre em Geografia, Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria//UFSM,RS

Licenciada e Mestre em Geografia, Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria//UFSM,RS

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Publicado

2023-07-03

Como Citar

Werlang, M. K., Werlang, E. P., & Saldanha, C. S. (2023). Contribuição para compreensão do funcionamento de ecossistemas terrestres a partir da prática de experimentoteca. Revista Geoaraguaia, 13(1), 131–152. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/14496