Contribuição para compreensão do funcionamento de ecossistemas terrestres a partir da prática de experimentoteca
Palavras-chave:
Abordagem sistêmica, Método experimental, Recurso didáticoResumo
A temática ambiental é fortemente marcada pelo discurso da necessidade de avanços em ações diversas. Nessa perspectiva apropriar-se de recursos didáticos e metodologias consoantes com a contemporaneidade, integrando métodos experimentais ao processo educativo torna-se substancial. O objetivo está centrado na problemática do entendimento de que a prática de experimentoteca, como recurso didático, pode contribuir para a compreensão do funcionamento sistêmico dos ecossistemas terrestres. Assim, propôs-se um instrumento de ensino e aprendizagem através de prática de experimentoteca entendendo que pode ser um instrumento pedagógico eficiente. Elaborou-se a partir de material reciclado um sistema fechado, autocontido, constituído por um terrário fechado, correspondendo a uma microescala, composto por solo, água, ar e luz, buscando simular a biosfera do nosso meio ambiente. Concluiu-se que, quanto ao grau de relação com o meio, considerou-se o experimento como sistema fechado não isolado que não realiza trocas com o ambiente, recebendo energia mas não recebendo nem perdendo matéria. Em relação a situação espacial esteve ao nível de microescala e, de acordo com os aspectos de forma e estrutura pode ser classificado como funcional, pois, uma vez dadas as condições iniciais, não houve mais interferências e seguiu com base na ação dos processos responsáveis pela forma e funcionamento do sistema. Com base nesses pressupostos, considera-se que foi possível avançar na abordagem sistêmica e observar que o método experimental corresponde de modo favorável ao entendimento do sistema ambiental.
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