O olhar de ícaro: um mergulho na tessitura do vivido em cidade nova
Palavras-chave:
paisagem, vivido, Cidade NovaResumo
A dinâmica das urbes contemporâneas é cada vez mais dinâmica e fluida. Onde buscamos evidenciar através da análise da paisagem as nuances do vivido e como esse é identificado na morfologia da paisagem. Sendo assim, objetiva-se analisar a paisagem citadina a partir da visão de sobrevoo de Ícaro, tendo como objeto de estudo o bairro de Cidade Nova em Natal-RN que passa a ser afetado por inúmeras dinâmicas urbanas que são expressas através da paisagem. Pautada em autores como Besse (2014) que trata a paisagem através da análise das cinco portas da paisagem. A cidade na perspectiva de Secchi (2006) como um organismo que está em constante reconstrução e afetação. E para tal efetuou-se a análise da paisagem de Cidade Nova, efetuou-se diversos campos para conhecer os perímetros do lugar e assim pude capturar fotos da morfologia do bairro, e assim efetuar os exercícios de aproximação e distanciamento aqui propostos. Nessa perspectiva a análise da percepção espacial dos indivíduos é uma estratégia que corrobora com a compreensão e decifração das tessituras territoriais de Cidade Nova a partir da análise das tipologias territoriais existentes no bairro.
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Tempos líquidos; tradução Carlos Alberto Medeiros. - Rio de Janeiro : Jorge Zahar Ed., 2007.
BESSA, Jean-Marc. O gosto do mundo: exercícios de paisagem/ por Jean Marc Besse; tradução de Annie Cambe. - Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014.
FERRARA, Lucrécia dÁlessio. Ver a cidade: Cidade, imagem, leitura / Lucrécia d´Aléssio Ferreira – São Paulo: Nobel, 1988, P.80.
NASCIMENTO , Beatriz. Uma história feita por mãos negras. [S. l.]: Zahar, 2021.
ROLNIK, Raquel. O que é a cidade. São Paulo: Brasiliense, 1995. (Coleção Primeiros Passos; 2007.
Santos, Milton. O espaço da cidadania e outras reflexões / Milton Santos; organizado por Elisiane da Silva; Gervásio Rodrigo Neves; Liana Bach Martins. – Porto Alegre: Fundação Ulysses Guimarães, 2011.
SECCHI, Bernardo. Primeira lição de urbanismo/ Bernardo Secchi; [Tradução Marisa Barda e Pedro M. R. Sales]. São Paulo: Perspectiva, 2006.
Serpa, Angelo. Por uma Geografia dos espaços vividos. São Paulo: Editora Contexto, 2021.
SILVA, Emilly Domingos da. Violência e medo do crime: tipologias territoriais no bairro de Cidade Nova, Natal - RN. 2021. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Bacharelado em Geografia, Departamento de Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência / Yi-Fu Tuan; Tradução :Lívia de Oliveira - Londrina : Eduel,2015.
TUAN, Yi-Fu. Paisagens do medo. São Paulo: Editora UNESP, 2005.
TUAN, Yi-Fu, 1930 - Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente; tradução: Lívia de Oliveira. – Londrina : Eduel, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Geoaraguaia poderá solicitar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua. Se necessário, alguns ajustes normativos podem ser feitos pela revista, porém respeitando o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.