Estudo Sobre a Compreensão de Professores da Educação Básica a Respeito do Turismo Pedagógico

Autores

  • Isabela Priscila Pontes de Souza isabelappsouza83@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-2012-2369
  • Graziele Muniz Miranda gmunizmiranda@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-5784-9625

Palavras-chave:

Educação, Tursimo pedagógico, Lazer, Recreação

Resumo

O turismo pedagógico tem como uma de suas funções agregar conceitos de educação e de lazer, sendo um instrumento auxiliar de aprendizagem que considera aspectos ambientais, sociais e culturais. Este artigo tem como objetivo analisar o conhecimento e o interesse de professores de nível fundamental I e II sobre o termo “turismo pedagógico” e os seus conhecimentos teóricos e práticos relacionados a essa ferramenta educacional. A metodologia baseou-se em analisar qualitativamente as respostas a um questionário enviado eletronicamente para professores das redes pública e privada de diversos municípios do estado de São Paulo. As respostas desses profissionais às perguntas relacionadas ao conceito de turismo pedagógico e suas aplicações no cotidiano escolar foram consideradas e analisadas no decorrer desta pesquisa. Constatou-se que mais da metade dos respondentes conheciam o termo e que o consideravam uma importante estratégia no processo ensino-aprendizagem. Verificou-se, igualmente, que este tipo de atividade surge como uma alternativa para tornar as aulas mais dinâmicas, significativas e interativas para os alunos. A partir desses resultados, conclui-se que surgem valores que vão além do cognitivo, sendo que o turismo pedagógico, além de contribuir para o desenvolvimento intelectual, auxilia de forma positiva no crescimento emocional por meio da construção de memórias afetivas dos discentes.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Pontes de Souza, I. P., & Muniz Miranda , G. . (2021). Estudo Sobre a Compreensão de Professores da Educação Básica a Respeito do Turismo Pedagógico . Revista Geoaraguaia, 11(02), 215–234. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/12199

Edição

Seção

Artigos