VULNERABILIDADE SOCIAL EM ÁREA URBANA SUSCETÍVEL ÀS INUNDAÇÕES E ALAGAMENTOS NA BACIA DO CÓRREGO DO LENHEIRO EM SÃO JOÃO DEL – REI – MG
Resumo
As inundações são frequentes em muitas cidades brasileiras a cada período chuvoso e a bacia hidrográfica é unidade de planejamento e gerenciamento desses desastres. A dificuldade consiste em gerenciar e planejar os problemas urbanos em áreas de bacias com extensões significativas já urbanizadas, nas quais os impactos ambientais e a infraestrutura precária agravam os prejuízos socioeconômicos nos períodos chuvosos. A Análise Multicritério e a Análise Hierárquica de Processos têm sido utilizadas para modelar os fenômenos naturais e antrópicos. Desta forma, neste artigo apresenta-se a metodologia para mapear e modelar áreas suscetíveis às inundações e indicar o grau de vulnerabilidade da população residente em área urbana da Bacia do Córrego do Lenheiro. Primeiramente, apresenta-se o referencial teórico sobre os termos desastre, risco, perigo e vulnerabilidade. Depois, como os procedimentos metodológicos possibilitaram gerar mapeamento e modelos como apoio ao planejamento e gerenciamento de locais propícios aos riscos de inundações, assim como indicar o grau de vulnerabilidade da população antes e depois de um desastre.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Geoaraguaia poderá solicitar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua. Se necessário, alguns ajustes normativos podem ser feitos pela revista, porém respeitando o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.