Influência do Boulevard Shopping de Feira de Santana/BA na valorização do solo urbano

Autores

Resumo

O presente artigo analisa as mudanças que ocorreram nos bairros Caseb e São João, na cidade de Feira de Santana, provocadas pela instalação do Boulevard Shopping, em especial, os aspectos e agentes que contribuíram para a valorização fundiária do seu entorno. O texto é fundamentado em revisão da literatura sobre shopping center, cidade média e valorização do espaço urbano, além de pesquisa documental, de campo e mapeamento do uso do solo. A área de estudo passou por diversas mudanças com a instalação do Boulevard Shopping. O empreendimento foi responsável por criar uma nova dinâmica na área do entorno, desencadeando a valorização urbana e a substituição de imóveis de uso residencial para o uso terciário. A valorização traz benefícios aos agentes hegemônicos que atuam na produção do espaço urbano, aliados ao Estado. Todavia, quanto maiores os preços dos aluguéis e da compra dos imóveis menos pessoas pobres têm acesso à moradia, algo importante para pensar nas cidades médias brasileiras.

Biografia do Autor

Lilian da Mota Silva Cerqueira, UEFS

Graduanda em Licenciatura em Geografia na Universidade Estadual de Feira de Santana, bolsista FAPESB E Membro do Grupo de pesquisa Urbanização e Produção de cidades na Bahia.

Geovane Tito da Conceição, UEFS

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana

Downloads

Publicado

2023-07-03

Como Citar

Cerqueira, L. da M. S., Santos, J., & Conceição, G. T. da . (2023). Influência do Boulevard Shopping de Feira de Santana/BA na valorização do solo urbano. Revista Geoaraguaia, 13(1), 153–176. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/11326