A Satisfação do visitante do Parque Nacional de Anavilhanas (AM) Uma Análise de Comentários Abertos
Palavras-chave:
Unidades de Conservação, Satisfação do Visitante, Uso público.Resumo
O Parque Nacional de Anavilhanas (PNA) é uma Unidade de Conservação (UC) localizada no Amazonas, e que possui uso público. No sentido de identificar quais são os aspectos negativos e positivos observados durante a visitação no PNA, o objetivo deste estudo foi analisar a satisfação do visitante, em relação às perguntas em aberto “o que mais gostou” e “o que menos gostou”. Foram analisados 7.309 questionários, que totalizaram 2.628 comentários negativos e 8.243 comentários positivos. Os dados de levantamentos de campo (survey) foram coletados na UC, entre 2015 e 2017. A metodologia utilizada classificou cada comentário em 3 categorias e 22 subcategorias, conforme palavras-chave. Os resultados identificam a satisfação do público visitante, entendendo melhor a Unidade de Conservação e seu processo de visitação. Assim, os gestores tem dados que podem embasar melhores programas de uso público e o manejo de visitação. Relatos de Experiência apresentando estudos como esse são importantes para auxiliar a criar subsídios para a gestão, bem como a melhoria das atividades, estruturas e procedimentos realizados na UC.
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